Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10952
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): RIBEIRO, Rosineide Almeida
ALVES, José Moysés
RESQUE, Marciléa Serrão
Afiliação do(s) Autor(es): RIBEIRO, R. A.; ALVES, J. M. Universidade Federal do Pará
Título: Contribuições do estágio no Clube de Ciências da UFPA para a produção de sentidos subjetivos sobre interdisciplinaridade
Título(s) alternativo(s): Contributions of the stage in the UFPA Science Club for a production of subjective senses on interdisciplinarity
Agência de fomento: 
Citar como: RIBEIRO, Rosineide Almeida; ALVES, José Moysés; RESQUE, Marciléa Serrão. Contribuições do estágio no Clube de Ciências da UFPA para a produção de sentidos subjetivos sobre interdisciplinaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 30, p. 175-192, jan./jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4978. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10952. Acesso em:.
Resumo: O ensino de ciências interdisciplinar ainda não é frequente em nossas escolas. No Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA), estagiários de diferentes cursos de graduação trabalham em equipes e tem oportunidades de vivenciar a construção de propostas interdisciplinares. Inspirados na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey, investigamos como as práticas pedagógicas interdisciplinares se configuram subjetivamente para professores de ciências, egressos do CCIUFPA e como eles avaliam a contribuição do referido estágio para suas concepções e práticas interdisciplinares atuais. Apresentamos quatro estudos de caso de professores estagiários, cujas informações foram construídas por meio de diferentes instrumentos. Apesar da singularidade das experiências de cada estagiário, eles consideraram que o estágio no Clube de Ciências da UFPA ampliou seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade, ensinou-os a enfrentar e superar dificuldades para realização de projetos interdisciplinares, favoreceu o planejamento e a valorização das atividades em equipe, assim como o reconhecimento da importância da motivação dos sócios mirins, da contextualização dos conteúdos e do diálogo em sala de aula. Os professores avaliaram que as experiências no CCIUFPA contribuíram para a construção de sua prática docente atual, sendo que dois deles relataram realizar, mesmo com dificuldades, o ensino interdisciplinar de ciências na escola
Abstract: Interdisciplinary science education is still not frequent in our schools. At the Science Club of the Federal University of Pará (CCIUFPA), trainees from different undergraduate courses work in teams and have opportunities to experience the construction of interdisciplinary proposals. Inspired by the Subjectivity Theory of Fernando González Rey, we investigated how the interdisciplinary pedagogical practices are subjectively configured for science teachers, graduated from the CCIUFPA and how they evaluate the contribution of this stage to their current interdisciplinary conceptions and practices. We present four case studies of trainee teachers, whose information was constructed through different instruments. In spite of the uniqueness of each trainee's experience, they considered that the internship at the UFPA Science Club expanded their knowledge of interdisciplinarity, taught them how to face and overcome difficulties to carry out interdisciplinary projects, favored the planning and appreciation of team activities, as well as the recognition of the importance of the motivation of junior partners, the contextualization of contents and dialogue in the classroom. The teachers evaluated that the experiences in the CCIUFPA contributed to the construction of their current teaching practice, and two of them reported carrying out, even with difficulties, the interdisciplinary teaching of science in the school.
Palavras-chave: Sentido subjetivo
Ensino interdisciplinar
Formação de professores
Subjective sense
Interdisciplinary teaching
Teacher training
Título do Periódico: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4978
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4978
Aparece nas coleções:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ContribuicoesEstagioCiencia.pdf291,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons