Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10971
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | jun-2007 |
Autor(es): | VIDAL, Cleice da Luz SILVA, Daniele Dorotéia Rocha da MACHADO, Diego Ramon Silva BARROS, Jônatas Barros e ALMEIDA, Maria Vani Magalhães ALMEIDA, Natasha de Queiroz |
metadata.dc.description.affiliation: | LIMA, D. D. R. S.; BARROS, J. B. Universidade Federal do Pará |
Título : | O programa EDUCIMAT: ensaios e reflexões sobre a extensão universitária |
Otros títulos : | EDUCIMAT program: essays and reflections about universitary extension |
Citación : | VIDAL, Cleice da Luz et al. O programa EDUCIMAT: ensaios e reflexões sobre a extensão universitária. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 3, n. 6, p. 43-49, jun. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1731. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10971. Acesso em:. |
Resumen: | Este artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educação |
Resumen : | This article is an initial study on the actions of continuing teacher’s education developed by the Center for Development Support Teaching Scientific of Federal University of Pará, looking from the perspective of undergraduate and postgraduate Fellows from the projects of university extension and its role in policies for basic education. The work takes as its object of study EDUCIMAT Program: Education, Technology and Services in Science and Mathematics Education, developed by this Center in partnership with the University of Amazonia, Pará University Center and Pará State University, with the funding of Ministry of Education. This program aims to improve education in science and mathematics at the Para state region through the continuous education of teachers of kindergarden and elementary school. The working strategy foresees the formation / strengthenin teachers’ groups tutors Pedagogical Centres of Scientific Development Support in the municipalities, through the establishment of Support Groups Pedagogical Scientific Development at (level) specialization. The development program involves the completion of internal seminars, extension courses in the capital and countryside, specialization courses, annual workshops, intellectual and publishing development of modules and annual meetings of Education in Science and Mathematics, bearing, transverse mode, including education, environmental education and indigenous education. The program is offered for four years, beginning in Pará State, with potential to expand to other states, especially in the North, Northeast and Midwest. We recognize the importance of investigating, appreciating and discussing teaching practices in light of theoretical discussions as one of the reasons that can result significant changes in student-teacher relationcontent, whereas expression committed to the relationship between education, research and extension, principle latent within institutions of higher education who seek the social quality education. |
Palabras clave : | EDUCIMAT Educação em ciências e matemática Extensão universitária Education in science and mathematics University extension |
Series/Report no.: | Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
ISSN : | 2317-5125 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1731 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Amaz RECM/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ProgramaEducimat.pdf | 120,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons