Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11040
Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Ago-2017
Autor(es): SILVA, Renato de Sousa
Primeiro(a) Orientador(a): IMBIRIBA, Breno Cesar de Oliveira
Título: Emissões de gases de efeito estufa de um aterro na Amazônia: simulação das emissões de metano no aterro do Aurá - Região Metropolitana de Belém, PA
Agência de fomento: 
Citar como: SILVA, Renato de Sousa. Emissões de gases de efeito estufa de um aterro na Amazônia: simulação das emissões de metano no aterro do Aurá - Região Metropolitana de Belém, PA. Orientador: Breno Cesar de Oliveira Imbiriba. 2017. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11040. Acesso em:.
Resumo: Resíduos sólidos urbanos em aterros e lixões representam uma importante fonte antropogênica de Gases de Efeito Estufa, principalmente o Metano (CH4), que possui alta capacidade de reter calor na Atmosfera. Essa emissão é influenciada por fatores como composição dos resíduos, teor de umidade e idade dos resíduos, além de fatores específicos do local como o clima regional e o modo de gerenciamento do aterro. Na literatura há poucos estudos que estimam as emissões de gases estufa de aterros com enfoque na Região Amazônica e suas características climáticas. Deste modo, este trabalho tem como objetivo descrever a dinâmica de emissão do gás Metano no Aterro do Aurá, local onde, por décadas, foram depositados os resíduos sólidos urbanos da Região Metropolitana de Belém, estado do Pará, e que se encontra desativado por exigências na legislação ambiental. Para tal foram realizadas simulações utilizando modelos de 1ª ordem de emissão de biogás propostos pelo IPCC e pela USEPA (LandGEM 3.02). Os modelos foram comparados e as variações nos seus principais parâmetros foi avaliada, assim como a influência das condições climáticas e características dos resíduos nas emissões de Metano. Devido à alta precipitação e umidade da Região Amazônica, foi observado que os resíduos degradam rapidamente, sendo necessário se tomar decisões imediatas no sentido de aplicar métodos de controle de emissões em aterros para se evitar que os gases escapem para a Atmosfera.
Palavras-chave: Metano
Efeito estufa (Atmosfera)
Resíduos sólidos
Aterro sanitário do Aurá
Região Metropolitana de Belém
Área de Concentração: CLIMA E DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL NA AMAZÔNIA
Linha de Pesquisa: INTERAÇÃO CLIMA, SOCIEDADE E AMBIENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::QUIMICA DA ATMOSFERA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Museu Paraense Emílio Goeldi
Sigla da Instituição: UFPA
EMBRAPA
MPEG
Instituto: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências Ambientais (Mestrado) - PPGCA/IG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EmissoesGasesEfeito.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons