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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11241
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 18-Abr-2018 |
Autor(es): | SANTOS, Zélia Mônica Lima dos |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de |
Título: | Literatura no Ensino Fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SANTOS, Zélia Mônica Lima dos Santos. Literatura no Ensino Fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11241. Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação, intitulada Literatura no ensino fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos, pretende evidenciar a questão da leitura de textos literários nas escolas de ensino fundamental e propor um conjunto de atividades centradas na leitura dos Contos amazônicos de Inglês de Sousa, numa perspectiva interacionista, tendo como público alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública. Para sua efetivação, fundamentou-se no referencial teórico constituído por Candido (1995) e Todorov (2009), sobre a relevância da literatura para a formação da personalidade humana; Zilberman (1991), Lajolo (2000), Girotto & Souza (2010), Dalvi (2012) e Cosson (2014) nas reflexões sobre o lugar da literatura na escola, Gotlib (1995) sobre o gênero conto, além de documentos oficiais, como os PCN (1998). A partir daí, realizaram-se entrevistas com professores e discentes do nono ano da escola alvo a fim de diagnosticar como a leitura de literatura é vista e vem comparecendo na escola. Enfim, baseado no marco teórico e no diagnóstico, procedeu-se o projeto de leitura incluindo etapa de motivação, leitura de três contos da coletânea de Sousa (2004) – ―Voluntário‖, ―Acauã‖ e ―O rebelde‖ – e socialização, através de debates e produção escrita de narrativas curtas com vistas de divulgação à comunidade escolar. Ao final do trabalho, foi possível concluir que a leitura literária, quando mediada adequadamente na escola, constitui importante instrumento de formação e engajamento, pois permite ao estudante imaginar, expressar-se, dialogar com o texto, percebendo como a materialidade do texto literário inscreve-se na sua vida tanto no aspecto coletivo, quanto no individual. |
Résumé: | Cette dissertation intitulée "Littérature à l'école primaire: une proposition pour la lecture et la production de contes", vise à se concentrer sur la lecture de textes littéraires dans lês écoles primaires et à proposer un ensemble d'activités axées sur la lecture dês Contos Amazônicos de Inglês de Souza dans une perspective interactionniste, ciblant lês élèves de la neuvièmeannée de l'école publique. Pour son efficacité, Il était base sur le cadre théorique constitué par Candido (1995) et Tododrov (2009), sur la pertinence de la littérature pour la formation de la personnalité humaine ; Zimerman (1991), Lajolo (2000), Girotto& Souza (2010), Dalvi (2012) e Cosson (2014) il était également base sur lês réflexions à propos de la place de la litterature dans lês écoles, Gotlib (1995) sur genre textuel conte, aussi comme d‘autres documents officiels tels que le PCN (1998). À partir de cette idée desentrevue sont été réalisées avec les enseignants et les élèves de la neuvièmeannée de l‘écolecible à fin de diagnostiquer comment la lecture de la litterature est aperçue et comment se passe as manifestation dans l‘école. Finalement base sur le cadre théorique et sur le résultat, le projet a été réalisé, y compris une étape de motivation , la lecture de trois contes litteraires de la colection de Inglês de Souza-"Voluntário", "Acauã" et "O rebelde"- et socialisation àtravers dês débats et la production écrite de courts récits à fin de réaliser la divulgation à la communaut éscolaire. À la fin de l'étude, il a été possible de conclure que la lecture littéraire, lorsqu'elle est convenablement médiatisée à l'école, est um outil pédagogique important de formation et d‘engagement, puis qu'elle permet à l'élève d‘imaginer, de s'exprimer, de discuter avec le texte, de perce voir la matérialité du texte littéraire dans as vie à la fois dans le collectif et dans l'individu. |
Palavras-chave: | Leitura literária Formação de leitor Contos amazônicos Contos na escola |
Área de Concentração: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Linha de Pesquisa: | TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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