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Tipo: Dissertação
Data do documento: 22-Fev-2019
Autor(es): LOBATO JÚNIOR, Wellington Viana
Primeiro(a) Orientador(a): ROSÁRIO, Dênis Lima do
Primeiro(a) coorientador(a): VILLAS, Leandro Aparecido
Título: Platoon-based driving protocol for multimedia transmission over vanet
Título(s) alternativo(s): Protocolo de condução baseado em pelotão para transmissão multimídia sobre vanet
Agência de fomento: 
Citar como: LOBATO JÚNIOR, Wellington Viana. Platoon-based driving protocol for multimedia transmission over vanet. 2019. 59 f.Orientador: Denis Lima do Rosário; Coorientador: Leandro Aparecido Villas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11262>. Acesso em:.
Resumo: As Vehicular Ad-hoc NETworks (VANETs) permitem que usuários, serviços e veículos compartilhem informações e mudam nossa experiência de vida com novos aplicativos de condução autônoma. Conteúdo multimídia será um dos principais serviços das VANETs e está se tornando uma realidade em ambientes inteligentes, que vão desde avisos de tráfego de segurança e segurança até entretenimento ao vivo e vídeos de publicidade. No entanto, as VANETs possuem uma topologia de rede dinâmica com pouco tempo de contato, o que leva a falhas de comunicação e atrasos, aumentando a perda de pacotes e diminuindo a Qualidade da Experiência (QoE) dos vídeos transmitidos. Para lidar com isso, os veículos vizinhos que se movem na mesma direção e desejam cooperar devem formar um pelotão, onde os membros do pelotão atuam como um nó de retransmissão para encaminhar pacotes de vídeo em VANETs autônomas. Esta dissertação de mestrado introduz uma abordagem de teoria de jogos para a condução baseada em pelotão (GT4P) para serviços de disseminação de vídeo em cenários urbanos e rodoviários de VANET. O GT4P incentiva a cooperação entre os veículos vizinhos oferecendo recompensa (dinheiro ou cupom) para os veículos que participam do pelotão. Nesse sentido, o GT4P estabelece um pelotão levando em consideração a direção do veículo, a velocidade, a distância, a qualidade do link e o caminho de deslocamento, o que reduz o impacto da mobilidade do veículo na transmissão de vídeo. Os resultados da simulação confirmam a eficiência do GT4P para garantir transmissões de vídeo com alto suporte de QoE em comparação aos protocolos baseados em pelotão existentes.
Abstract: Vehicular Ad-hoc NETworks (VANETs) allow users, services, and vehicles to share information, and will change our life experience with new autonomous driving applications. Multimedia will be one of the core services in VANETs, and are becoming a reality in smart environments, ranging from safety and security trafic warnings to live entertainment and advertisement videos. However, VANETs have a dynamic network topology with short contact time, which leads to communication aws and delays, increasing packet loss and decreasing the Quality of Experience (QoE) of transmitted videos. To cope with this, neighbor vehicles moving on the same direction and wishing to cooperate should form a platoon, where platoon members act as a relay node to forward video packets in autonomous VANETs. This master's dissertation introduces a Game Theory approach for Platoon-based driving (GT4P) for video dissemination services in urban and highway VANET scenarios. GT4P encourages the cooperation between neighbor vehicles by offering reward (money or coupon) for vehicles participating in the platoon. In this sense, GT4P establishes a platoon by taking into account vehicle direction, speed, distance, link quality, and travel path, which reduces the impact of vehicle mobility on the video transmission. Simulation results confirm the eficiency of GT4P for ensuring video transmissions with high QoE support compared to existing platoon-based driving protocols.
Palavras-chave: Sistemas inteligente de veículos rodoviários
Vídeo
QoE - Qualidade de experiência
Redes ad hoc veiculares
Platoon
VANET ( Vehicular ad hoc networks)
Video
QoE (Quality of experience)
Área de Concentração: COMPUTAÇÃO APLICADA
Linha de Pesquisa: ELETROMAGNETISMO APLICADO
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

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