Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11270
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 24-Mai-2016 |
Autor(es): | SILVA, Neide Andrade da |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMED/Breves - Secretaria Municipal de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | CAMPOS, Índio |
Título: | Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014 |
Citar como: | SILVA, Neide Andrade da. Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), 2010 a 2014. Orientador: Índio Campos. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11270. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho surgiu da preocupação com a baixa qualidade da educação no meio rural brevense. Apresentou como principal intencionalidade analisar a gestão educacional e suas implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental no meio rural do município de Breves, no período de 2010 a 2014, tendo por base empírica uma escola ribeirinha. Delimitou como questionamento norteador: quais os fatores, relacionados à gestão, que contribuem para o baixo desempenho dos alunos nas escolas do meio rural do município de Breves? Para concretizar a intenção desta investigação foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Com este estudo constatou-se que fatores relacionados à gestão educacional como: falta de estrutura física escolar de acordo com os padrões do MEC, ausência de materiais didático pedagógicos, falta de alimentação escolar de qualidade e principalmente falta de transporte escolar adequado, entre outros, contribuem significativamente para o baixo desempenho dos alunos das escolas do meio rural do município de Breves |
Abstract: | This work arose from concern about the low quality of education in rural brevense. Presented as main intention to analyze the educational management and its implications for student achievement in the early years of primary education in rural areas of the municipality of Breves, in the period 2010-2014, with the empirical basis a riverside school. Delimited as the guiding question: what factors related to management, contributing to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves? To realize the intent of this research were carried out bibliographic research, documentary and field. With this study it was found that factors related to educational management as lack of school physical structure according to MEC standards, lack of educational teaching materials, lack of school food quality and especially lack of adequate school transport, among others, contribute significantly to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves |
Palavras-chave: | Escolas – Organização e Administração – Breves (PA) Avaliação Educacional – Breves (PA) Desempenho educacional Breves (PA) Educação Rural Breves (PA) |
Área de Concentração: | GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO |
Linha de Pesquisa: | GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_GestaoEducacionalContexto.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons