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dc.creatorDIAS, Marcio Monteiro-
dc.date.accessioned2019-06-12T17:30:03Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T17:30:03Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationDIAS, Marcio Monteiro. Pink money e comunicação: análise das narrativas publicitárias e das interações em pontos de vendas no consumo LGBTI na cidade de Belém. Orientadora: Manuela do Corral Vieira. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2019. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11275. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11275-
dc.description.abstractThis research analyzes the market communication strategies for the LGBTI segment (Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite, Transsexual, Transgender and Intersex), as well as the role of advertising and propaganda as a constructor of meanings and their contributions in the representation and signature of this segment, especially from the contributions of studies on consumption, gender and sexuality, social representations, marketing and communication. In order to do so, we consider the potential for buying and the emergence of discussions on gender and sexuality issues, contextualized in the context of new forms of communication and advertising narratives, based on the observation of some advertising examples directed to the aforementioned public. In addition, it seeks to trace an investigation, in parallel with the scenario experienced in the advertising pieces, with the ways in which the points of sale are receiving and dealing with the diversity of their clients / consumers, current and potential, using an ethnographic study carried out in two shopping malls in the city of Belém - Pará, through a purchase simulation. In this study, the experience of disclosure and purchase is understood not only as an exchange of market and monetary value but as one of the possibilities of debates, experiences and symbolic exchanges that occur with interference and influence of the other aspects that weave the social fabric of life, in certain contexts, such as the construction of stereotypes and social prejudices, understood by the prism of consumption and the social and communicational relations that ensue.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropaganda - Belém (PA)pt_BR
dc.subjectHomosexualidade - Belém (PA)pt_BR
dc.subjectLGBTIpt_BR
dc.titlePink money e comunicação: análise das narrativas publicitárias e das interações em pontos de vendas no consumo LGBTI na cidade de Belémpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Manuela do Corral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758973354834768pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758973354834768pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as estratégias de comunicação do mercado para o segmento LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais), bem como o papel da publicidade e propaganda como construtora de significados e suas contribuições na representação e firmação desse segmento, especialmente a partir das contribuições dos estudos de consumo, de gênero e sexualidade, das representações sociais, do marketing e da comunicação. Para isso, considera-se o potencial de compra e a emergência das discussões sobre as questões de gênero e sexualidade, neste sentido contextualizadas para o cenário das novas formas de comunicação e das narrativas publicitárias, a partir da observação de alguns exemplos publicitários direcionados ao referido público. Além disto, busca-se traçar uma investigação, em paralelo com o cenário vivenciado nas peças publicitárias, com as formas pelas quais os pontos de venda estão recebendo e lidando com a diversidade de seus clientes/consumidores, atuais e potenciais, utilizando estudo etnográfico realizado em dois shoppings da cidade de Belém – Pará, por meio de uma simulação de compra. Dessa forma, a experiência da divulgação e da compra são compreendidas, neste estudo, não apenas como troca de valor mercadológico e monetário, mas como uma das possibilidades de debates, vivências e trocas simbólicas que ocorrem com interferência e influência dos demais aspectos que tecem o tecido social da vida, em determinados contextos, como a construção de estereótipos e de preconceitos sociais, entendidos pelo prisma do consumo e das relações sociais e comunicacionais daí advindas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazôniapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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