Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBENTES, Márcia Cristina Benigno-
dc.date.accessioned2019-06-19T19:50:12Z-
dc.date.available2019-06-19T19:50:12Z-
dc.date.issued2014-03-26-
dc.identifier.citationBENTES, Márcia Cristina Benigno. Fatores que afetam a evasão na educação à distância no curso de administração. Orientador: Grauben José Alves de Assis. 2014. 52 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11300-
dc.description.abstractDistance Education (DE) is a mode of operation in the teaching process that is characterized by: a) physical distance between teacher and student as well as temporal separation b) mediation by some technological feature (print, television, computer, etc.). c) flexibility of content, accented by the use of the internet, and d) the student be considered manager of learning itself, the latter being an advisor for the development of distance education activities first, but high dropout logged in ODL courses. The present study examined the factors that contribute to the evasion of the students of Directors in the form of distance education at a public university and a private, 60 college dropouts a public institution and a private 36 were invited to participate in the research through a pre-designed questionnaire that received by email to respond. The analysis was made on the categorization of items and made a comparative analysis of the percentages of these items presented in the questionnaire, indicated by dropout students as what led to circumvention for each institution (public and private).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-05-21T18:40:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TituloTrabalhoFatores.pdf: 348452 bytes, checksum: 8fbe49dc973392476ec173b912e7d897 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2019-06-19T19:50:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TituloTrabalhoFatores.pdf: 348452 bytes, checksum: 8fbe49dc973392476ec173b912e7d897 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T19:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TituloTrabalhoFatores.pdf: 348452 bytes, checksum: 8fbe49dc973392476ec173b912e7d897 (MD5) Previous issue date: 2014-03-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade pública e privadapt_BR
dc.titleFatores que afetam a evasão na educação à distância no curso de administraçãopt_BR
dc.title.alternativeFactors affecting dropout in distance education in the course of administrationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1ASSIS, Grauben José Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722706223558223pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6072964183623175pt_BR
dc.description.resumoA Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de atuação no processo de ensino que se caracteriza por: a) distância física entre o professor e o aluno, bem como separação temporal; b) mediação por algum recurso tecnológico (impresso, computador, televisão, etc.); c) flexibilidade dos conteúdos, acentuados pelo uso da internet; e, d) o aluno ser considerado gestor da própria aprendizagem, sendo esse último um princípio orientador para a elaboração das atividades de Educação à Distância, mas elevada evasão registrada em cursos de EAD. O presente estudo analisou os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do curso de Administração na modalidade de Educação à distância de uma Universidade pública e uma particular, 60 universitários evadidos de uma instituição pública e 36 de uma particular foram convidados a participar da pesquisa através de um questionário pré-elaborado que receberam por e-mail para responder. A análise dos resultados foi feita sobre a categorização dos itens e feita uma análise comparativa dos percentuais desses itens apresentados no questionário, apontados pelos alunos evadidos como sendo o que os levou à evasão, para cada Instituição (pública e privada).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_TituloTrabalhoFatores.pdf340,29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons