Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11327
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 29-Jan-2019 |
Autor(es): | ARAÚJO, Plínio Sá de |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | ESTEVES, Carlos Leandro da Silva |
Título: | História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
Citar como: | ARAUJO, Plinio Sá de. História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial. Orientador: Carlos Leandro Esteves. 206 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11327. Acesso em:. |
Resumo: | A proposta dissertativa está pautada na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, do Mestrado Profissional de Ensino de História (PROFHISTÓRIA). O corpo dissertativo está dividido em quatro capítulos que se inter-relacionam objetivando a metodização de práticas de ensino de história, usando as histórias em quadrinhos como gênero literário capaz de narrar histórias de longa duração. Para tal, o trabalho pauta-se no diálogo entre características da semiótica, própria das histórias em quadrinhos, combinadas a proposições da teoria da história como narrativa histórica, consciência histórica e aprendizagem histórica. A realização desse diálogo está aliada a debates e oficinas de pesquisa realizada na Escola Ruth dos Santos Almeida, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no recorte historiográfico que antecede e inicia a Ditadura Civil-Militar, em Belém de 1964. O resultado do debate dessas proposições apresenta como produto uma HQ. |
Abstract: | The dissertation proposal is based on the research line Historical Languages and Narratives: Production and Diffusion, of the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA). The essay body is divided into four interrelated chapters aiming at the methodology of history teaching practices, using comics as a literary genre capable of narrating long-lasting stories. For this, the work is based on the dialogue between characteristics of semiotics, typical of comics, combined with propositions of the theory of history as historical narrative, historical consciousness and historical learning. The accomplishment of this dialogue is allied to debates and research workshops held at the Ruth dos Santos Almeida School, in the National Curricular Parameters and in the historiographic clipping that precedes and initiates the Civil-Military Dictatorship, in Belém, 1964. The result of the debate of these propositions presents as a HQ product. |
Palavras-chave: | Aprendizagem histórica Ditadura civil-militar Ensino de História Narrativas históricas Quadrinhos Historical learning Civil-military dictatorship Teaching of History Historical narratives Comics |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_HistoriaNarrativaGrafica.pdf | 11,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons