Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11340
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2009
metadata.dc.creator: SANTOS, Sandoval Nonato Gomes
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada
Other Titles: The production process of the genre debate in the mother language teaching and learning context: an applied approach
Citation: SANTOS, Sandoval Nonato Gomes. Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada. Delta: Documentação de Estudos em Linguistica Teòrica e Aplicada. São Paulo, v. 25, n.1, p. 39-66, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502009000100002. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11340. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido
Abstract: The genre debate has its own particular rules. This study describes and analyses the production process of the genre debate in the mother language teaching and learning context, in High School juniors groups of a public school in Belém (PA). The aim of the study is to understand how this genre, as a teaching object, assumes the role of discipline content, that is, its status in the Portuguese language class. Students' productions, specifically the roles they assume to perform in this genre, are focused on. This focus implies considering not only the ways in which students learn the genre, but also their perceptions about the tasks they are involved in achieving
Keywords: Debate regrado
Ensino-aprendizagem do português
Gênero
Series/Report no.: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
ISSN: 1678-460X
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502009000100002&lng=pt&nrm=iso
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502009000100002
Appears in Collections:Artigos Científicos - ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ModosApropriaçãoGênero.pdf652,7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons