Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Mary Ellen Costa-
dc.date.accessioned2019-07-11T18:10:07Z-
dc.date.available2019-07-11T18:10:07Z-
dc.date.issued2015-01-05-
dc.identifier.citationMORAES, Mary Ellen Costa. O plano municipal de educação de Benevides-PA: processo de monitoramento e avaliação. Orientadora: Rosana Pereira Fernandes. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11351. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11351-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to analyze the Municipal Education Plan (MEP) Benevides, in view of the monitoring and evaluation process, while mechanisms necessary for the implementation and review of the Plan. The main theoretical contributions to the analysis come from scholars as: Saviani, Klaus Frey, Maria das Graças Rua, Marta Arretche, Jefferson Mainardes, Carlos Aurelio Faria, Tereza Cotta, Dalila Oliveira, among others, who provided reflections on the Public Policy Cycle, Planning in Brazil and Social Policy Evaluation. The methodological choice was the qualitative research, with measurement data and document analysis. The results indicate the absence of mechanisms and monitoring and evaluation strategies of MEP, being presented proposal of indicators for monitoring and evaluation of guidelines/goals, in order to strengthen the dynamics of educational planning in the city. From the study, we understand that it is essential to adopt compromised posture with the prospect of monitoring and evaluation, connection that is vital to the public planning. It is observed that the construction of an evaluation instrument leads to the strengthening of the practice of planning, highlighting the planning movement and effectiveness of the planpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2019-06-28T19:59:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PlanoMunicipalEducacao.pdf: 855879 bytes, checksum: 92b6d9bb0a431ad89a655ad650af125f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2019-07-11T18:10:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PlanoMunicipalEducacao.pdf: 855879 bytes, checksum: 92b6d9bb0a431ad89a655ad650af125f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T18:10:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PlanoMunicipalEducacao.pdf: 855879 bytes, checksum: 92b6d9bb0a431ad89a655ad650af125f (MD5) Previous issue date: 2015-01-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectBenevides - (PA)pt_BR
dc.titleO plano municipal de educação de Benevides-PA: processo de monitoramento e avaliaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Altos Estudos Amazônicospt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Rosana Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953146275467028pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360662549946789pt_BR
dc.description.resumoO propósito dessa investigação foi analisar o Plano Municipal de Educação (PME) de Benevides, na perspectiva do processo monitoramento e avaliação, enquanto mecanismos indispensáveis à implementação e revisão do Plano. As principais contribuições teóricas para a análise advêm de estudiosos como: Saviani, Klaus Frey, Maria das Graças Rua, Marta Arretche, Jefferson Mainardes, Carlos Aurélio Faria, Tereza Cotta, Dalila Oliveira, entre outros, que forneceram reflexões acerca do Ciclo de Políticas Públicas, Planejamento no Brasil e Avaliação de Políticas Sociais. A escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa, com aferição de dados e análise documental. Os resultados apontaram a ausência de mecanismos e estratégias de monitoramento e avaliação do PME, sendo apresentada proposição de indicadores para o monitoramento e avaliação das diretrizes/metas, visando ao fortalecimento da dinâmica de planejamento educacional do município. A partir do estudo, foi possível compreender que é fundamental a adoção de postura comprometida com a perspectiva do monitoramento e avaliação, elementos de conexão indispensáveis com o planejamento público. Observa-se que a construção de um instrumento avaliativo conduz ao fortalecimento da prática do planejamento, evidenciando o movimento de planificação e efetividade do planopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGESTÃO PÚBLICA MUNICIPALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PlanoMunicipalEducacao.pdf835,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons