Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11353
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 25-Mar-2015
metadata.dc.creator: SOARES, Luciana Cristina Padilha
metadata.dc.description.affiliation: ENAP - Escola Nacional de Administração Pública
UFPA - Universidade Federal do Pará
UAB - Universidade Aberta do Brasil
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Thiago Dias
Title: Desenvolvimento de trilhas de aprendizagem por meio da metodologia de decomposição comportamental: estudo de caso na Universidade Federal do Pará
Citation: SOARES, Luciana Cristina Padilha. Desenvolvimento de trilhas de aprendizagem por meio da metodologia de decomposição comportamental: estudo de caso na Universidade Federal do Pará. Orientador: Thiago Dias Costa. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11353. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa trata sobre a temática de Gestão por Competências, mais precisamente sobre o desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem. Conforme Freitas (2002) Trilhas de Aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento de pessoas e surge como alternativa ao modelo de grades de treinamento, possibilitando maior autonomia para os profissionais. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo propor e avaliar se a metodologia de decomposição comportamental proposta por Santos (2009) é viável para a elaboração das trilhas de aprendizagem. A pesquisa ocorreu na Universidade Federal do Pará, contando com a participação de 68 servidores técnico-administrativos pertencentes ao cargo de Assistente de Administração. Foram propostas duas trilhas de aprendizagem a esses servidores, na forma de um curso presencial de Português e Redação Oficial e um curso de Português e Redação Oficial à distância. Os resultados das avaliações de aprendizagem e de competências apontam que, a metodologia de decomposição comportamental é viável para o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem. A pesquisa tem caráter exploratório, e foi realizada em duas fases para a obtenção dos resultados
Abstract: The research discusses the topic of Competencies Management, more precisely on the development of Learning Paths. According to Freitas (2002), Learning Paths are alternative and flexible paths to promote people development, and it emerges as an alternative to traditional training model, allowing greater autonomy for professionals. Thus, the research aimed to propose and evaluate if the methodology of behavioral decomposition proposed by Santos (2009) is feasible for the development of learning paths. The research took place at the Universidade Federal do Pará, with the participation of 68 technical workers from the staff belonging to the position of Administrative Assistant. We have proposed to these workers two learning paths, such as a classroom course on Portuguese & Official Writing and an online course on Portuguese & Official Writing. Results of learning and competencies evaluations indicate that the methodology of behavioral decomposition is feasible for the development of learning paths. The research is exploratory, and was conducted in two phases to obtain the results
Keywords: Gestão por Competências
Decomposição Comportamental.
Trilhas de aprendizagem
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacoes_DesenvolvimentoTrilhasAprendizagem.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.