Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11365
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Aug-2018 |
metadata.dc.creator: | MENEGAZ, Jouhanna do Carmo BACKES, Vânia Marli Schubert ZAMPROGNA, Katheri Maris LIMA, Margarete Maria de COSTA, Taís Pereira da |
metadata.dc.description.affiliation: | MENEGAZ, J.C; KATHERI, M.Z; MARGARETE, M.L; TAÍS, P.C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (FAENF/ICS) |
Title: | Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais |
Other Titles: | Obstacles to the pedagogical encounter between teachers and nursing students in different educational contexts |
Citation: | MENEGAZ, Jouhanna do Carmo et al. Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 1-18, ago.2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844176325. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11365. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Ao ensinar, o professor raciocina e age pedagogicamente, com vistas a transformar o conteúdo disciplinar em aprendizagem. Entretanto, em um contexto educacional, mais do que pela intenção do professor, a aprendizagem se produz pela capacidade de estabelecimento de uma relação dialógica entre professores e estudantes. Tendo isso em vista, este estudo coletivo de casos com abordagem qualitativa tem o objetivo de analisar obstáculos ao encontro pedagógico entre professoras e estudantes de enfermagem de universidade pública e privada da Região Sul do Brasil. Participaram do estudo duas professoras universitárias da área de enfermagem e os estudantes das disciplinas ministradas por elas. A coleta de dados ocorreu entre abril de 2014 e julho de 2015 e envolveu documentos, entrevistas e observação, delineados em fases orientadas pelos construtos de Shulman. Os dados foram analisados pelo método das comparações constantes de Strauss e Corbin, e os resultados apresentam-se articulados nas metacategorias: ação e raciocínio pedagógico como obstáculo; compreensão e atitude do estudante como obstáculo; e táticas de negação aos obstáculos. Apontam-se como obstáculos as fases de compreensão, transformação e ensino da ação e raciocínio pedagógico das professoras; compreensão e expectativas dos estudantes; atitudes de ambos diante de contrariedades. Sugere-se o compartilhamento de expectativas, intenções e avaliações mais francas entre professores e estudantes para o fortalecimento do encontro pedagógico. |
Abstract: | In teaching, the teacher rationalizes and acts pedagogically, with a view to transforming the disciplinary content into learning. However, in an educational context, rather than by the teacher's intention, learning is produced by the capacity to establish a dialogical relationship between teachers and students. With this in view, this collective study of cases with a qualitative approach has the objective of analyzing obstacles to the pedagogical encounter between teachers and students of nursing of public and private university of the South Region of Brazil. Two university nursing professors and the students of the disciplines taught by them participated in the study. Data collection took place between April 2014 and July 2015 and involved documents, interviews and observation, outlined in phases guided by Shulman's constructs. The data were analyzed using the Strauss and Corbin method, and the results are articulated in the metacategories: pedagogical action and reasoning as an obstacle; understanding and attitude of the student as an obstacle;and tactics of denial of obstacles. The phases of comprehension, transformation and teaching of the action and pedagogical reasoning of the teachers are pointed as obstacles; understanding and expectations of students; attitudes of both before contraries. It is suggested the sharing of expectations, intentions and more candid evaluations between teachers and students to strengthen the pedagogical encounter. |
Keywords: | Enfermagem Estudantes Professores Aprendizagem Obstáculos |
Series/Report no.: | Educação e Pesquisa |
ISSN: | 1678-4634 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100469&lng=pt&nrm=iso |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844176325 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - FAENF/ICS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ObstáculosEncontroPedagógico.pdf | 227,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.