Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLISBOA, Marckson Davi de Moraes-
dc.date.accessioned2019-08-14T20:46:38Z-
dc.date.available2019-08-14-
dc.date.available2019-08-14T20:46:38Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationLISBOA, Marckson Davi de Moraes. Dragão de luz: uma poética sobre a experimentação de iluminação cênica do espetáculo santo anjo do senhor. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11444. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11444-
dc.description.abstractThis research deals with spectacle’s light trials of Santo Anjo do Senhor, from Companhia Cênica de Cínicos of Belém of Pará. As an artist-illuminator-researcher, I seek to investigate the potential of non-theatrical equipment, devices and lighting materials, and the interaction of these scenic resources with the actor and the space within an experimental staging. The research develops by Gaston Bachelard's Phenomenology of Imagination to analyze the light of the spectacle as a phenomenon through the bias of daydream. For this, I summon Gilbert Durand’s imaginary conception, the Antonin Artaud’s scenic proposal, provocations of Eugenio Barba, propositions of Patrice Pavis and perceptions of scenic lighting of Roberto Gil Camargo, Cibele Forjaz, Francisco Turbiani e Iara Souza, further, explanations of Cecilia Salles and Sonia Rangel on creation processes to compose a methodology based on the Dragon myth, as poetic image. In the research, I visit both Chinese mythology and the imagery poetry of the tale Os dragões não conhecem o paraíso by Caio Fernando Abreu, to approach the development of scenic lighting over four-year seasons of the spectacle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-08-14T20:46:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DragaoLuzCenicas.pdf: 12969456 bytes, checksum: 16bb7f05ecc95cfd4412f419446ae8fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-08-14T20:46:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DragaoLuzCenicas.pdf: 12969456 bytes, checksum: 16bb7f05ecc95cfd4412f419446ae8fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-14T20:46:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DragaoLuzCenicas.pdf: 12969456 bytes, checksum: 16bb7f05ecc95cfd4412f419446ae8fd (MD5) Previous issue date: 2019-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.source.urihttps://www.youtube.com/watch?v=1w-5kmsaLlg-
dc.subjectIluminação de cenapt_BR
dc.subjectFenomenologia e artept_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.titleDragão de luz: uma poética sobre a experimentação de iluminação cênica do espetáculo santo anjo do senhorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Iara Regina da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7853301997403243pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3905428988109886pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata das experimentações de luz do espetáculo Santo Anjo do Senhor, da Companhia Cênica de Cínicos, de Belém do Pará. Como artista-iluminador-pesquisador investigo a potencialidade de equipamentos, dispositivos e materiais de iluminação cênica não teatrais e a interação destes recursos cênicos com o ator e o espaço dentro de uma encenação experimental. A pesquisa desenvolve-se pela Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard para analisar a luz do espetáculo como fenômeno pelo viés do devaneio. Para isto, convoco a concepção de imaginário de Gilbert Durand, a proposta cênica de Antonin Artaud, as provocações de Eugenio Barba, as proposições de Patrice Pavis e as percepções sobre iluminação cênica de Roberto Gil Camargo, Cibele Forjaz, Francisco Turbiani e Iara Souza, além das explanações de Cecilia Salles e Sonia Rangel sobre processos de criação, para compor uma metodologia própria a partir do mito Dragão como imagem poética. Na pesquisa, visito tanto a mitologia chinesa quanto a poesia imagética do conto Os dragões não conhecem o paraíso, de Caio Fernando Abreu, para abordar o desenvolvimento da iluminação cênica no decorrer de quatro anos de temporadas do espetáculo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DragaoLuzCenica.pdf12,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_InacabamentosDragaoLuz.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons