Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11574
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 19-Dez-2018 |
Autor(es): | DANTAS, Ana Paula Teixeira da Silva |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Marilena Loureiro da |
Título: | Formação em educação ambiental: resultados didáticos pedagógicos de um curso de especialização |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | DANTAS, Ana Paula Teixeira da Silva. Formação em educação ambiental: resultados didáticos pedagógicos de um curso de especialização. Orientadora: Marilena Loureiro da Silva. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2018. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11574 . Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho trata sobre a formação de professores no curso de especialização em Educação Ambiental, com ênfase em espaços educadores sustentáveis, ofertado pela UFPA/GEAM a partir das orientações e financiamento do MEC/SECADI, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Educação Ambiental/PNEA que foi criado para aprimorar os conhecimentos do educador, trazendo novas ideias de aprendizagem, podendo fazer a diferença na prática pedagógica em sala de aula, especificamente nas práticas ambientais. Analisar as possibilidades de como transformar as orientações teóricas oriundas do curso de formação em educação ambiental desenvolvidas pela PNEA em atividades práticas para escolas de educação básica. Foi adotada para análise deste estudo a abordagem qualitativa e conceitual, e para fortalecer as ideias da temática foi utilizada a revisão bibliográfica e documental, que permitiram buscar resultados da veracidade da prática do curso. Os sujeitos investigados foram alunos do primeiro curso de especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis do Polo de Belém, foi feito um levantamento da origem de graduação, idade e localidade dos mesmos, coletadas através da ficha de inscrição. Os produtos didáticos elaborados em equipe como requisito avaliativo da disciplina de Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar, do V módulo do curso também foi objeto de pesquisa, ressaltando que tivemos o acesso aos mesmo através da plataforma moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, que auxiliava no cumprimento das atividades realizadas nos encontros presenciais e que foram avaliadas de acordo com os critérios pré-estabelecidos postados na plataforma. O resultado identificou que a formação do educador em EA tornou-se importante para melhorar a prática pedagógica na questão dos processos ambientais. O curso proporcionou uma educação contextualizada com a realidade socioambiental, com o propósito de estimular a construção de equipes de pesquisa e de ação em EA e de incentivar a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis. E mediante os produtos criados para melhor aprendizagem do aluno, e para continuar incentivando o ensino do professor de EA foi proposto e criado, um guia e um manual, que compõem um kit do educador ambiental. O educador, portanto, passou a desenvolver metodologias diversificadas que vieram sanar as dificuldades apresentadas pelo especialista, levando o mesmo a refletir sobre sua práxis para aprimorar seu trabalho. |
Abstract: | This work deals with the training of teachers in the specialization course in Environmental Education, with emphasis on sustainable educational spaces, offered by UFPA / GEAM based on the guidelines and financing of the MEC / SECADI, with the objective of strengthening the National Policy of Environmental Education / PNEA. which was created to improve the educator's knowledge, bringing new learning ideas and making a difference in classroom pedagogical practice, specifically in environmental practices. To analyze the possibilities of how to transform the theoretical orientations from the training course in environmental education developed by PNEA into practical activities for primary education schools. The qualitative and conceptual approach was adopted for the analysis of this study, and to strengthen the ideas of the thematic was used bibliographical and documentary revision, which allowed to seek results of the veracity of the course practice. The subjects investigated were students of the first specialization course in Environmental Education with Emphasis on Sustainable Educator Spaces of the Pole of Belém, a survey was made of the graduation origin, age and locality of the same, collected through the registration form. The didactic products elaborated in team as an evaluative requirement of the Instrumentation Course for Environmental Education and Interdisciplinary Practice of the V module of the course was also object of research, emphasizing that we had access to the same through the moodle platform, a virtual learning environment , which assisted in the accomplishment of the activities carried out in face-to-face meetings and which were evaluated according to the preestablished criteria posted on the platform. The result identified that the formation of the educator in EE has become important to improve pedagogical practice in the question of environmental processes. The course provided a contextualized education with socioenvironmental reality, with the purpose of stimulating the construction of research and action teams in EE and of encouraging the transformation of schools into sustainable educational spaces. And through the products created to better learn the student, and to continue encouraging the teaching of the EA teacher was proposed and created, a guide and a manual, which make up an environmental educator kit. The educator, therefore, began to develop diversified methodologies that came to remedy the difficulties presented by the specialist, leading him to reflect on his praxis to improve his work. |
Palavras-chave: | Formação de professores Educação ambiental |
Área de Concentração: | ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
Linha de Pesquisa: | INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Geociências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_FormacaoEducacaoAmbiental.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons