Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11789
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 4-Apr-2016
metadata.dc.creator: COIMBRA, Jorge Fernando do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Maria de Fatima do
Title: Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do ensino fundamental
Citation: COIMBRA, Jorge Fernando do Nascimento. Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica. Orientadora: Maria de Fatima do Nascimento. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019 Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11789. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A dissertação de Mestrado Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental tem como objetivo promover a leitura do texto literário em sala de aula por meio da sequência básica de letramento proposta por Cosson (2006) no livro Letramento literário: teoria e prática que é constituída de Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação cuja unidade de ensino será o texto narrativo (conto) de autores brasileiros da série Literatura em minha casa e outros regionais da autora paraense Maria Lúcia Medeiros. Para essa finalidade serão desenvolvidas atividades em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma instituição escolar da rede municipal da cidade de Maracanã-PA. A pesquisa foi desenvolvida dentro da perspectiva de pesquisa-ação de caráter interpretativo e interventiva de base empírica (THIOLLENT, 1996), cuja relação entre pesquisador e pesquisados dar-se-á no ambiente de realização da pesquisa, visando à solução de um problema de forma cooperativa. O interesse pelo objeto de pesquisa se deu a partir de consulta aos livros didáticos, conversas informais com os professores de Língua Portuguesa da escola na qual desenvolvemos a pesquisa e acesso ao diário de classe dos mesmos docentes. Os trabalhos de (COSSON, 2006, 2010), (CEIA, 2002), (COLOMER, 2007), (REGINA ZILBERMAN, 1988), (ANTONIO CANDIDO, 1995) serviram como quadro teórico no qual vai surgir a importância de se trabalhar a literatura na escola bem como chamar atenção para se ter um professor de literatura, considerando que não é comum nos dias atuais ver nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental o trabalho efetivo com o texto literário. Assim fizemos uma proposta metodológica de trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental. Assim, estruturamos essa dissertação de Mestrado nos seguintes tópicos: O ensino de literatura no Ensino Fundamental, A formação do leitor e Leitura do conto na escola: uma proposta metodológica para o oitavo ano do Ensino Fundamental.
Abstract: The Master's dissertation The reading of the literary text: teacher and student on stage aims to promote the reading of literary texts through the basic sequence of literacy consists of motivation, introduction, reading and interpretation whose teaching unit will be the narrative text (tale) of Brazilian authors. The activities will be developed in classes 8th grade level in a school institution of the municipal Maracanã PA-city network The research was conducted within the action research perspective of interpretative character and interventional empirical base (THIOLLENT, 1996) whose relationship between researcher and researched give up the realization of the research environment, aimed at solving a problem cooperatively. Interest in the research object took from consultation to textbooks, informal conversations with the Portuguese language teachers and access to class daily. The works of (COSSON, 2006, 2010), (CEIA, 2002), (COLOMER, 2007) served as theoretical framework. It's common these days to see the Portuguese language classes of elementary school the effective work with the literary text. Literature, gradually loses ground in the school context by the lack of contact very early the student with the literary. The teacher as facilitator of reading, and the student as someone who seeks to reading sense based on their world of knowledge over the guidance of teachers, negotiate the meaning of the text. This dialogic relationship permeated by the text put before him teacher and student and their cultural realities as text direction of trading instrument, with the teacher as supervisor of this relationship. Literature is a source of knowledge because it can contemplate several historic times, several matters that, in many situations, does not keep link with what is society today. It is the knowledge placed in a special way in order to be placed what to say.
Keywords: Literatura - Estudo e ensino
Letramento
Ensino fundamental
Leitura
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_LeituraContoEscola.pdf5,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons