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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2014
metadata.dc.creator: SANTOS, Raquel Amorim dos
SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Política curricular e relações raciais: inflexões preliminares nas produções da ANPED
Citation: SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. Política curricular e relações raciais: inflexões preliminares nas produções da ANPED. Amazônica: Revista de Antropologia, Belém, v. 6, n. 1, p. 66-88, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i1.1749. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11863. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa artigos científicos publicados nos Anais das (Reuni­ões Anuais (25ª a 34ª) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pes­quisa em Educação (ANPED/GT-21), localizados na área das Relações “Raciais” e Educação, relativas ao período de 2000 a 2011. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações “Raciais” impul­sionam novos sentidos e possibilidades de uma construção democrática que tenha por base o reconhecimento das diferenças étnico-raciais que se impõem pela necessidade de políticas afirmativas, visando assegurar condições de acesso e tratamento igualitário para os negros em todas as esferas da vida social.
Abstract: This study examines papers in the Proceedings of Annual Meetings (25th to 34th) of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED/GT-21), published in the section of racial relations and education in the period 2000-2011. The results reveal that the research on education and racial relations drive new meanings and the possibility of a democratic construction that builds on the recognition of ethnic and racial differences, which is imposed by the need for affirmative action policies, ai­ming at ensure access and equal treatment for persons of African descent in all spheres of social life.
metadata.dc.description.resume: Cette étude examine les productions figurant dans les Actes de la réunion annuelle (25e-34e) de l’Association nationale des études supérieures et de la recherche en éducation (ANPED/GT-21), dont la production scientifique est située dans le domaine des relations “raciales” et de l'éducation pour la pé­riode 2000-2011. Les résultats révèlent que la recherche sur l’éducation et les relations “raciales” motivent des nouvelles significations et possibilités d’une construction démocratique qui s’appuie sur la reconnaissance des différences etnico-raciales qui s’imposent par la nécessité de politiques de discrimination positive, qui visent à assurer des conditions d’accès et l’égalité de traitement pour les Noirs dans toutes les sphères de la vie sociale.
Keywords: Política curricular
Relações raciais
ANPED
Curriculum policy
Racial relations
Politique du programme
Relations raciales
Series/Report no.: Amazônica - Revista de Antropologia
ISSN: 2176-0675
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/1749
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i1.1749
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