Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11951
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 23-Feb-2018 |
metadata.dc.creator: | MONTEIRO, Tânia Carla da Silva |
metadata.dc.description.affiliation: | Escola do Ensino Fundamental e Médio Profª Ruth dos Santos Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FAIRCHILD, Thomas Massao |
Title: | Filigranas da memória: a construção de narrativas de histórias de vida na EJA |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | MONTEIRO, Tânia Carla da Silva Monteiro. Filigranas da memória: a construção de narrativas de histórias de vida na EJA. Orientador: Thomas Massao Fairchild. 2018. 2v. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11951. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa foi realizada em duas turmas da EJA de uma escola da rede estadual localizada na periferia de Belém e trata da produção de narrativas de memórias pelos alunos. O enfoque teórico baseia-se no embricamento entre memória e consciência, de acordo com o embasamento fornecido pelas obras Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem, de Mikhail M. Bakhtin/Voloshínov (2014), e Memória e sociedade: lembranças de velhos, de Ecléa Bosi (1994). Na obra de Bakhtin/Voloshínov, buscamos os conceitos de signo e consciência, e na de Bosi, o conceito de memória. Buscamos mostrar que essas noções se articulam à medida que, ao se reconstruir a memória, se procede à construção de discursos que refletem e refratam a realidade da sociedade na qual está inserido o sujeito. A questão norteadora é: Como ensinar escrita por meio de narrativas de memórias de alunos da EJA? O objetivo geral é contribuir para o aperfeiçoamento da escrita desses alunos, a fim de superar a resistência em relação a essa modalidade de produção de textos, levando-os a aprimorarem suas habilidades em relação ao uso da língua portuguesa. Como objetivos específicos, pretendemos: a) diagnosticar as dificuldades existentes na produção de textos; b) superar a resistência dos alunos em relação à narração dos fatos de sua vida na construção de suas memórias; c) desenvolver habilidades de reescrita para melhorar seus textos no que diz respeito à estrutura narrativa e ao conteúdo e d) discutir a situação paradoxal em que esses alunos se encontram, estando ao mesmo tempo incluídos e excluídos na sociedade. A metodologia adotada consistiu na realização de uma pesquisa-ação aplicada em dois momentos. Na primeira, a pesquisa-piloto, trabalhamos com: escrita, orientação individualizada, gravação de áudios das memórias e reescrita. Os resultados da pesquisa-piloto serviram para aperfeiçoar a pesquisa final. Na segunda, a pesquisa final, trabalhamos com: escrita, estudo da estrutura narrativa, leitura literária, gravação de áudio, correção textual-interativa e reescrita. Como resultado final, constatamos que é possível ensinar escrita por meio de narrativas de histórias de vida, uma vez que, ao se narrar, ao mesmo tempo em que reconstitui as filigranas de sua memória, o aluno aprimora suas habilidades linguísticas e reflete sobre si e sobre o outro, revendo as ideologias que formam sua consciência e seu espaço na sociedade. |
Abstract: | The present research was carried out in two classes of the EJA of a school of the state network located in the periphery of Belém and deals with the production of narratives of memories by the students. The theoretical approach is based on the bundling between memory and consciousness, according to the foundation provided by Bakhtin / Voloshinov (2014) and Ecléa Bosi (1994). In the work of Bakhtin / Voloshinov (2014), we seek the concepts of sign and consciousness, and Bosi's, the concept of memory. We try to show that these notions are articulated to the extent that, when the memory is rebuilt, we proceed to the construction of discourses that reflect and refract the reality of the society in which the subject is inserted. The guiding question is: How to teach writing through EJA student memories? The general objective is to contribute to the improvement of the writing of these students, in order to overcome the resistance to this type of text production, leading them to improve their skills in relation to the use of the Portuguese language. As specific objectives, we intend to: a) diagnose the difficulties in the production of texts; b) overcome the students' resistance to the narration of the facts of their life in the construction of their memories; c) develop rewriting skills to improve their texts regarding narrative structure and content, and d) discuss the paradoxical situation in which these students meet while being included and excluded in society. The adopted methodology consisted in the accomplishment of an action research applied in two moments. In the first, the pilot research, we work with: writing, individualized guidance, audio recording of memories and rewriting. The results of the pilot research served to perfect the final research. In the second, the final research, we work with: writing, study of the narrative structure, literary reading, audio recording, textual-interactive correction and rewriting. As a final result, we find that it is possible to teach writing through narratives of life stories, since, in narrating, while reconstituting the filigrees of his memory, the student improves his / her language skills and reflects upon himself and on the other, reviewing the ideologies that form their consciousness and their space in society. |
Keywords: | Ensino fundamental - Escrita Narrativa |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_FiligranasMemoriaConstrucao_V1.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Dissertacao_FiligranasMemoriaConstrucao_V2.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License