SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Estresse e características resilientes em alunos com deficiência e TFE na UFPA

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Conselhos Federal e Regionais de Psicologia

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Psicologia: Ciência e Profissão

Citação

PEREIRA, Rosamaria Reo et al. Estresse e características resilientes em alunos com deficiência e TFE na UFPA. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 39, e180093, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003180093. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12054. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003180093
Poucos são os pesquisadores que tratam da presença do estresse e da resiliência em alunos com deficiência e com Transtornos Funcionais Específicos no ensino superior, o que sinaliza a necessidade dessas duas temáticas serem mais estudadas e melhor compreendidas no ambiente universitário. A presente pesquisa visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes universitários participantes da pesquisa e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os resultados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. Espera-se que este estudo possa contribuir com a construção de políticas institucionais que favoreça a inclusão de fato de estudantes com deficiência e com TFE na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino superior.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

PEREIRA, Rosamaria Reo et al. Estresse e características resilientes em alunos com deficiência e TFE na UFPA. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 39, e180093, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003180093. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12054. Acesso em:.