Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIANA JÚNIOR, José de Almeida-
dc.date.accessioned2019-11-19T15:12:15Z-
dc.date.available2019-11-19T15:12:15Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationVIANA JÚNIOR, José de Almeida. Delírio em rio mar: paisagem entre a experiência e a partilha. Orientadora: Ana Claudia Almeida Leão. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12073. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12073-
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-11-19T15:11:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DelirioRioMar.pdf: 14643797 bytes, checksum: 97ed4d199457fd6fce11190503520a38 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-11-19T15:12:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DelirioRioMar.pdf: 14643797 bytes, checksum: 97ed4d199457fd6fce11190503520a38 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T15:12:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DelirioRioMar.pdf: 14643797 bytes, checksum: 97ed4d199457fd6fce11190503520a38 (MD5) Previous issue date: 2019-06-28en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFotografia - Amazôniapt_BR
dc.subjectImagem - Poéticapt_BR
dc.subjectPaisagem - Amazôniapt_BR
dc.titleDelírio em rio mar: paisagem entre a experiência e a partilhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Cláudia do Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3091200390689592pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6654530859532362pt_BR
dc.description.resumoEntende-se o conceito paisagem como um lugar epistemológico habitado por diferentes campos do conhecimento. A presente pesquisa busca contribuir com tal conceito desde uma perspectiva interdisciplinar, a partir do enfoque das artes, pensada na Amazônia com contribuições de diferentes territórios. Para pensar a paisagem entre a experiência e a partilha, reúne-se como principais autores a filósofa francesa Anne Cauquelin (1925- ), o xamã yanomami Davi Kopenawa (1956-) com o antropólogo francês Bruce Albert (1952-), o poeta francês Michel Collot (1952-), o antropólogo inglês Tim Ingold (1948-), articulados por trechos da literatura do marajoara Dalcídio Jurandir (1909-1989). Discutem-se as práticas de caminhar e coletar como dois verbos motores para a pesquisa, ao aproximar leituras de trabalhos referenciais na arte contemporânea. Apresenta-se um memorial que narra processos de criação da obra Exílio do Tempo – instalação em diferentes suportes produzida durante a pesquisa. Ao final, se apresenta um ensaio literário-visual, como desdobramento de reflexões teóricas e experimentações plásticas, no intuito de contribuir para uma apreensão sobre paisagem, conceito que se dá, sobretudo, entre a experiência daquele que, no fluxo movente, sente, percebe e partilha.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.description.resumenEl concepto de paisaje se entiende como un lugar epistemológico habitado por diferentes campos del conocimiento. Esta investigación busca contribuir a este concepto desde una perspectiva interdisciplinaria, basada en el enfoque artístico, pensado en la Amazonía con contribuciones de diferentes territorios. Para pensar el paisaje entre la experiencia y el intercambio, los autores principales son la filósofa francesa Anne Cauquelin (1925-), el chamán yanomami Davi Kopenawa (1956-) con el antropólogo francés Bruce Albert (1952-), el poeta francés Michel Collot (1952-), el antropólogo inglés Tim Ingold (1948-), articulado por fragmentos de la literatura marajoara de Dalcídio Jurandir (1909-1989). Las prácticas de caminar y coleccionar se discuten como dos verbos de conducción para la investigación, al acercarse a la lectura de obras de referencia en el arte contemporáneo. Se presenta un memorial que narra los procesos de creación de la obra Exilio del Tiempo: instalación en diferentes soportes producidos durante la investigación. Al final, se presenta un ensayo literario-visual, como un despliegue de reflexiones teóricas y experimentos plásticos, con el fin de contribuir a una aprehensión sobre el paisaje, un concepto que ocurre, sobre todo, entre la experiencia de quien, en el flujo en movimiento, siente, percibe y comparte.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DelirioRioMar.pdf14,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons