Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12087
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorDIAS, Suzane Alfaia-
dc.date.accessioned2019-11-22T14:43:12Z-
dc.date.available2019-11-22T14:43:12Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationDIAS, Suzane Alfaia. Uma estrategia para alocação eficiente de recursos móveis utilizando sistema fuzzy para um esquema de planejamento e provimento de QoS, Orientador: Carlos Renato Lisboa Francês; Coorientador: Tássio Costa de Carvalho. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12087. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12087-
dc.description.abstractWith mobile data growth and rapid urbanization trends, there will be an extremely high density of wireless communication links in cities, therefore users expect an environment where they can access the Internet to their devices anytime, anywhere. Due to CAPEX/OPEX problems, a small cell deployment is not an economical strategy in scenarios of intense data tra_c, so the use of UAVs to improve network coverage and performance becomes feasible. In order to improve the Quality of Service of the network, a computational system was proposed to perform decision making that receives as input network information such as network throughput, packet loss rate and delay, and returns to network quality for that speci_c type of network. application. The system as a whole veri_es the necessity or not of using Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) to improve the quality of the network and the coverage of the area of greatest demand. If UAVs are required, they are shifted to the areas of greatest demand. Otherwise, the UAVs remain in the base station. Through the proposed method there were signi_cant improvements in the Quality of Service (QoS) of the network, allowing a reduction in packet loss and delay, and an increase in the network throughput rate.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2019-11-22T14:42:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiaAlocacaoEficiente.pdf: 2325678 bytes, checksum: 8e3ef4fcafb7e467bb3d311e07bdd695 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2019-11-22T14:43:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiaAlocacaoEficiente.pdf: 2325678 bytes, checksum: 8e3ef4fcafb7e467bb3d311e07bdd695 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T14:43:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EstrategiaAlocacaoEficiente.pdf: 2325678 bytes, checksum: 8e3ef4fcafb7e467bb3d311e07bdd695 (MD5) Previous issue date: 2019-09-25en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectUAV - Veículos aéreos não tripuladospt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectSistema fuzzypt_BR
dc.subjectQOs - qualidade de serviçopt_BR
dc.subjectCobertura de redept_BR
dc.subjectUAV (Unmanned aerial vehicles)en
dc.subjectSmart cityen
dc.subjectQoS - quality of serviceen
dc.subjectFuzzy systemen
dc.subjectNetwork coverageen
dc.titleUma estrategia para alocação eficiente de recursos móveis utilizando sistema fuzzy para um esquema de planejamento e provimento de QoSpt_BR
dc.title.alternativeA strategy for efficient allocation of mobile resources using fuzzy system for a QoS planning and provisioning schemept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCÊS, Carlos Renato Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7458287841862567pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CARVALHO, Tássio Costa de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4772364162256162pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9675395702501834pt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento dos dados móveis e as rápidas tendências de urbanização, haverá uma densidade extremamente alta de links de comunicação sem fio nas cidades, pois os usuários esperam um ambiente onde possam ter acesso a Internet aos seus dispositivos a qualquer hora e local. Devido aos problemas de despesa de capital (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX), uma implantação de small cells não é uma estratégia econômica em cenários de tráfego de dados intenso, desta forma, a utilização de Unmanned Aerial Vehicle (UAVs) para melhorar a cobertura e o desempenho da rede torna-se viável. A fim de melhorar a Qualidade de Serviço (QoS) da rede, foi proposto um sistema computacional para realizar tomada de decisão que recebe como entrada informações da rede como vazão, taxa de perda de pacote e atraso, e retorna à qualidade da rede para aquele tipo específico de aplicação. O sistema como um todo verifica a necessidade ou não do uso de UAVs para melhorar a qualidade da rede e a cobertura da área de maior demanda. Caso haja a necessidade de UAVs, os mesmos são deslocados para as áreas de maior demanda. De outra forma, os UAVs permanecem na estação base. Através do método proposto houve melhorias significativas na QoS da rede, permitindo uma diminuição na perda de pacotes e no atraso, e um aumento na vazão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaINTELIGÊNCIA COMPUTACIONALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoTELECOMUNICAÇÕESpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EstrategiaAlocacaoEficiente.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons