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dc.creatorD'OLIVEIRA, Renan Souza-
dc.date.accessioned2019-12-13T18:28:41Z-
dc.date.available2019-12-13T18:28:41Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.citationD'OLIVEIRA, Renan Souza de. Este sim, veio para alegrar toda a gente : visualidades artísticas do cordão última hora do carnaval das águas, Cametá (PA). Orientadora: Rosangela Marques de Britto. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12121. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12121-
dc.description.abstractThis dissertation is a research that aims to analyze the visuality and creative process of the masks, the banner and the letters on the boat of the carnival group “Última Hora”, and last but not least to describe the creative process of the “Última Hora” typography and the audiovisual documentary created to this dissertation with material recorded on video between the years 2014 and 2019. In the first path, I tell a brief history of Cametá and the TenTém Community, with the help of Raimundo Coelho's studies (2012). I use the research of Georg Simmel (2009) and João de Jesus Paes Loureiro (2015) on the Amazon landscape and visuality respectively to reflect the landscape surrounding the rivers and affluents of the TenTém river. In the second path, I use the studies of Felipe Ferreira (2004) and Miguel Santa Brígida Junior (2006) to deal with the concepts and origins of Carnival, Eric Hobsbawm (2008) on tradition and Michel Maffesoli (1986) on the feeling of collectivity of the TenTém community. Following on the third path, I use the studies by Richard Sennet (2013) on the role of Vital 2 as artificer, Martine Joly (2015) on artistic image analysis, Fayga Ostrower (2016), and again João de Jesus Paes Loureiro (2015) about the boats and their decorative lettering. In the fourth path, the memorial is begun, where I describe the creative process of the “Última Hora” typography and the audiovisual documentary with the recorded field research material during the 2014/2019 carnival period.pt_BR
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCarnaval (Cametá - PA)pt_BR
dc.subjectArte e Culturapt_BR
dc.subjectVisualidade Artísticapt_BR
dc.subjectCarnaval das Águaspt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.titleEste sim, veio para alegrar toda a gente : visualidades artísticas do cordão última hora do carnaval das águas, Cametá (PA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1BRITTO, Rosângela Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188863381591509pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5375103056004520pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é uma pesquisa que tem como objetivo analisar a visualidade e processo criativo das máscaras, do estandarte e das letras do barco do cordão Última Hora, e não menos importante, descrever o processo criativo da tipografia Última Hora e do documentário audiovisual criado para esta dissertação com o material registrado em vídeo durante os anos de 2014 a 2019. No primeiro trajeto, conto uma breve história de Cametá e da Comunidade do TenTém, com a ajuda dos estudos de Raimundo Coelho (2012). Utilizo as pesquisas de Georg Simmel (2009) e João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre a paisagem e visualidade amazônica respectivamente para refletir a cerca da paisagem dos rios e afluentes do rio TenTém. No segundo trajeto, utilizo os estudos de Felipe Ferreira (2004) e Miguel Santa Brígida Junior (2006) para tratar sobre os conceitos e origens do carnaval, Eric Hobsbawm (2008) sobre tradição e Michel Maffesoli (1986) sobre o sentimento de coletividade da comunidade do TenTém. Seguindo no terceiro trajeto, utilizo os estudos de Richard Sennet (2013) sobre o papel de Vital 2 como Artífice, Martine Joly (2015) sobre análise da imagem artística, Fayga Ostrower (2016), e novamente João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre os barcos e suas letras decorativas. No quarto trajeto se inicia o memorial, no qual descrevo o processo criativo da tipografia Última Hora e do documentário audiovisual Cordão de Mascarados Última Hora do rio TenTém (PA).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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