Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12175
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 22-Nov-2019 |
metadata.dc.creator: | BRIGIDO, Jéssica de Almeida Vasconcelos |
metadata.dc.description.affiliation: | Museu Paraense Emílio Goeldi |
metadata.dc.contributor.advisor1: | VELOSO, José Miguel Martins |
Title: | @midiasnoensino: uma proposta de uso do Instagram como ferramenta educacional para o ensino superior |
Citation: | BRIGIDO, Jéssica de Almeida Vasconcelos. @midiasnoensino: uma proposta de uso do Instagram como ferramenta educacional para o ensino superior. Orientador: José Miguel Martins Veloso. 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12175. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | As mídias sociais se ampliaram de forma tão impressionante que já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, além de conseguirem modificar a maneira como elas se comunicam atualmente. Porém, tais tecnologias ainda não se constituíram efetivamente como ferramentas educacionais que podem ser usadas em todos os níveis de ensino. Dentro desse contexto, nesta dissertação, descrevemos as etapas trilhadas para responder à questão-foco que norteou esta pesquisa: de que forma a mídia social Instagram pode ser utilizada como uma ferramenta educacional por docentes do Ensino Superior? Para tanto, realizamos experimentações com a intenção de alcançar o objetivo geral, que consiste em propor diferentes possibilidades de uso dessa mídia como uma ferramenta educacional que auxilie o docente no exercício da sua prática pedagógica e promova processos de aprendizagem no contexto do Ensino Superior. Dessa forma, partimos de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório a partir de procedimentos metodológicos que envolveram: pesquisa bibliográfica, participação observante (PERUZZO, 2017), painel de especialistas (PINHEIRO; FARIAS, ABE-LIMA, 2013), coleta de dados, análise dos pareceres e materialização do produto. Utilizamos o Instagram como ferramenta educacional em duas disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará. Por meio da ressignificação da referida mídia social, desenvolvemos atividades que permitiram acompanhar o ritmo de aprendizagem dos discentes, viabilizaram a realização de feedbacks, estimularam habilidades criativas, bem como promoveram a aprendizagem colaborativa. Assim, apresentamos como produto resultante desta dissertação o perfil intitulado @midiasnoensino, o qual apresenta propostas diferenciadas de práticas pedagógicas com o uso do Instagram como ferramenta educacional, materializadas em postagens e templates adaptáveis. As atividades apresentadas no perfil se caracterizam como uma alternativa interessante e significativa para os docentes que o acessarem, pois possibilita que vislumbrem usos e apropriações da mídia social Instagram de forma diferenciada da habitual, bem como permite adaptações e ressignificação de ideias, reorganização de possibilidades de acordo com a realidade em que atuam, ou seja, para que usem a criatividade no desenvolvimento de atividades que permeiem a construção do conhecimento de maneira dialógica e colaborativa. |
Abstract: | Social Media platforms have astonishingly spread to the point they are part of the daily lives of most people, modifying the way they now communicate. However, such technologies have not yet effectively made themselves available as educational tools ready for use in different leveis of teaching. Based on this framework, this dissertation describes the steps taken to answer the following focus question: in which ways higher education teachers can use the social media Instagram as an educational tool? For that purpose, a series of experimentations were carried in other to achieve a main goal: the proposition of possibie uses of Instagram as educational tool to assist teachers in pedagogical practices and to promote learning processes in higher education environments. A quaiitative and expioratory approach was chosen in order to achieve such goais. This approach inciuded methodological procedures such as bibliographic research, participant observation (PERUZZO, 2017), validation of results before an experts' panei (PINHEIRO; FARIAS; ABE-LIMA, 2013), data collection, the anaiysis of feedback and the materiaiization of the intended product. Instagram was tested as educational tool during two courses of the undergraduate program in Technology of Multimedia Production at the Pará Federal University. By looking for different meanings for Instagram usage, activities were carried to experiment to which extent this social media use could follow aiong students' learning path, enable feedback practices, stimuiate creative abilities, and promote collaborative learning. The Instagram profiie @midiasnoensino is presented here as result of this dissertation process, displaying possibiiities in pedagogical practices using this social media, in the form of posts and adaptabie tempiates. Activities available in the profiie are interesting aiternatives for teachers accessing them, as they allow considerations on the uses and appropriations of Instagram apart from its most common uses in daiiy life. Such activities are asso open for adaptations and the creation of new meanings through the reorganization of possibiiities according to actual practices teachers experience in their work environments. That is, the proposed activities enable teachers to use creativity to deveiop actions that build knowiedge in a dialogic and collaborative manner. |
Keywords: | Mídias sociais Instagram como ferramenta educacional Práticas pedagógicas Ensino superior Social media Instagram as educational tool Pedagogical practices Higher education |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MidiasnoensinoPropostaUso.pdf | 49,38 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Produto_MidiasnoensinoPropostaUso.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License