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dc.creatorCOSTA, Gil Vieira-
dc.date.accessioned2020-01-21T17:32:12Z-
dc.date.available2020-01-21T17:32:12Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Gil Vieira. Arte, Belém, do abstracionismo à visualidade Amazônica (1957-1985): transições movediças e tensões globais. Orientador: Aldrin Moura de Figueiredo. 2019. 631 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12188. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12188-
dc.description.abstractThis research addresses the visual arts in the artistic field specialized in Belém, especially in the period between 1957 and 1985. This period marks in the city the contact and the absorption of values and practices of the internationalist artistic currents, such as the modernist abstractionism, the postmodern vanguards and the contemporary art. The way in which the local field has established relations of openness and resistance to these currents is studied from the theories of coloniality. Usually, the 1960s and 1970s are seen as the moment when contemporary art established itself worldwide, so this thesis can be understood as a narrative of 'history of contemporary art'. In Belém, the consolidation of this artistic paradigm was experienced through shaky transitions – slow, discontinuous and hesitant – in which there was a clear dispute between global values and local practices. The tensions between 'global' and 'local', in the art produced in the city in that period, conditioned the emergence of important artistic projects, which still little known and debated. For many of these projects, the ideas and images of the Amazonia were fundamental components – a topic that can add new information and approaches to the debate about 'Brazilian art' in those decades.en
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dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória da arte contemporâneapt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectCampo artístico em Belémpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectHistory of contemporary arten
dc.subjectBrazilian arten
dc.subjectArtistic field in Belémen
dc.titleArte, Belém, do abstracionismo à visualidade Amazônica (1957-1985): transições movediças e tensões globaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Aldrin Moura de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671233730699231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7978578422696206pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata das artes visuais no campo artístico especializado em Belém, especialmente no período compreendido entre 1957 e 1985. Esse período marca, na cidade, o contato e a absorção de valores e práticas das correntes artísticas internacionalistas, como o abstracionismo modernista, as vanguardas pós-modernas e a chamada arte contemporânea. O modo como o campo local estabeleceu relações de abertura e fechamento a essas correntes é estudado a partir das teorias da colonialidade. Habitualmente, as décadas de 1960 e 1970 são vistas como o momento em que a arte contemporânea se estabeleceu mundialmente, por isso essa tese pode ser entendida como uma narrativa de ‘história da arte contemporânea’. Em Belém, a consolidação desse paradigma artístico foi vivenciada a partir de transições movediças – lentas, descontínuas e vacilantes – em que houve uma evidente disputa entre valores globais e práticas locais. As tensões entre ‘global’ e ‘local’, na arte produzida na cidade nesse período, condicionaram o surgimento de projetos artísticos importantes e ainda pouco conhecidos e debatidos. Para muitos desses projetos, as ideias e imagens de Amazônia eram componentes fundamentais – tema que pode acrescentar novas informações e abordagens ao debate sobre ‘arte brasileira’ naquelas décadas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
Appears in Collections:Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH

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