Gestão ambiental participativa: um desafio para os gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais

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2019-05-29

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Universidade Federal do Pará

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PRESTES, Maria Ivete Rissino. Gestão ambiental participativa: um desafio para os gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Orientador: Gilmar Wanzeller Siqueira. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) - Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12213. Acesso em:.

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A crise socioambiental enfrentada pela sociedade moderna aponta para a necessidade permanente de se pensar alternativas para o desenvolvimento da vida em sociedade. A gestão participativa tem se apresentado como alternativa na área da administração pública, na qual participação dos servidores na produção do bem comum é uma prerrogativa dos processos de participação deliberativa. A pesquisa busca compreender a concepção de gestão participativa no contexto universitário, a fim de investigar a real participação dos servidores técnicos administrativos e gestores na tomada das decisões no ambiente educacional, além de abordar a aplicabilidade do processo de educação ambiental e a gestão participativa dentro do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. A discussão problematizou a educação ambiental em novas bases teórico-metodológicas, como instrumento de mediação de conflitos no processo participativo, tendo as unidades administrativas e acadêmicas como espaços para tal mediação. Foi elaborado um questionário com 28 questões abertas e fechadas, com base a Instrução Normativa 10/2012. Responderam a pesquisa os servidores técnicos administrativos em educação e os docentes gestores, todos exercendo suas atividades no Instituto de Ciência Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados serviram para traçar um perfil metodológico e a divulgação das estratégias e atividades de educação ambiental no processo de gestão ambiental participativa adotada no ICEN/UFPA. A análise dos dados indicou que a ideia de usar a educação ambiental como uma ferramenta de interdisciplinaridade aliada à prática participativa operacionalizou a priori aspectos da abordagem teórica da gestão de recursos humanos no ICEN/UFPA.

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1 CD-ROM

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PRESTES, Maria Ivete Rissino. Gestão ambiental participativa: um desafio para os gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Orientador: Gilmar Wanzeller Siqueira. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) - Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12213. Acesso em:.