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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 17-Aug-2018
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Maurenn Cristianne Araújo
metadata.dc.description.affiliation: Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Title: Autoformação em contexto entre iguais: reconfigurando a ação docente para a educação ambiental crítica
Citation: NASCIMENTO, Maurenn Cristianne Araújo. Autoformação em contexto entre iguais: reconfigurando a ação docente para a educação ambiental crítica. Orientadora: Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12224. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta é uma Pesquisa-formação, de caráter qualitativo, na modalidade narrativa, pela qual busca investigar em que termos eu e três professores colaboradores da pesquisa, em contexto autoformativo entre iguais (re)significamos re ) elaboramos saberes e conhecimentos no âmbito das Ciências Naturais e da Educação Ambiental na escola referência em educação ambiental, na qual trabalhamos , na Ilha de Cotijuba, em Belém do Pará . Utilizamos instrumentos variados, tais como questionários, diário de campo, memoriais reflexivos, registros fotográficos e audiovisuais, observações e áudios feitos em reunião pedagógica, produções escritas dos professores colaboradores da pesquisa, documentos oficiais como o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola. Os resultados desta pesquisa, analisados por meio da Análise Textual Discursiva, trazem a compreensão de que nossas experiências de autoformação vivenciadas ao longo do processo formativo investigativo , nos levaram a ver e vivenciar a formação continuada como processo de re elaboração de sentidos, durante o qual os professores puderam exercer maior autonomia e responsabilidade em relação a sua própria formação, além de adquirirem também nesse processo ma ior consciência de seu trabalho docente. A partir desta pesquisa, t temos buscado iniciar um processo de sistematização de uma proposta de formação continuada própria, a partir de nossas demandas e aspirações como professores, o que nos traz novas perspectivas em realizar uma Educação Ambiental mais efetiva e capaz contribuir com a formação cidadã que tanto almejamos, dada a importância de processos de autoformação e do fortalecimento de comunidades de prática formativa na escola. Quanto à abrangência de nossas ações em relação à Educação Ambiental realizadas na escola, embora as manifestações dos colaboradores da pesquisa apontem para insatisfação em relação a elas, consigo compreender, hoje, após o desenvolvimento desta pesquisa, que realizamos, sim, Educação Ambiental em vários âmbitos e que nossa instituição e nossas ações educativas nesse contexto possuem um valor muito relevante em nossas localidades amazônidas, mesmo com todos os desafios que nossa escola tem enfrentado ao longo de 22 anos de existência nas ilhas em que se localiza. Deixo, como recomendação, que façamos na escola uma reorientação quanto aos seus principais processos educativos, favorecendo maior integração entre os sujeitos que realizam educação, a fim de desenvolvermos Educação Ambiental capaz de promover mudanças socioambientais mais consistentes. Aponto ainda que assuntos de Ciências possam ser o eixo central da alfabetização na língua materna em nossa escola, por meio de temas sociocientíficos, pois as crianças costumam ser curiosas e demonstram interesse por coisas da natureza. Fazer perguntas nas aulas e trabalhar em busca de respostas é uma estratégia importante para a iniciação científica das crianças nos anos escolares iniciais e o trabalho pedagógico centrado em temas do cotidiano dos alunos é fundamental para cumprirmos com maior eficácia nossos objetivos quanto a uma Educação Ambiental crítica e cidadã, aproximando assim o ensino escolar dos conhecimentos científicos, devido à maior possibilidade de problematização a partir desses temas significativos , centrando o trabalho docente de ensinar e aprender na prática da pesquisa em aula.
Abstract: This is a research-training, of a qualitative nature, in the narrative modality, which seeks to investigate what terms I and three other teachers participating in the research , in context self-learning between water is re )means we knowledge and knowledge in the field of Natural Sciences and Environmental Education in the reference school in environmental education, in which we work. We use various tools such as questionnaires, diary, memorials reflective, photographic and audiovisual records, observations and audios made in pedagogical meeting, p roduções writings of the teachers participating in the research, d official ocuments as PPP (Political Pedagogical Project) school and observation participant. The results of this research, analyzed through the Discursive Textual Analysis, do not bring them the understanding that our experiences of self - formation lived through it, led us to see and experience the continuous formation as a project of sense elaboration, where the teachers could exercise greater autonomy and responsibility in relation to their own formation, in addition to acquiring in this process a greater awareness of their teaching work. Based on this research, we have sought to begin a process of systematization of a proposal of continuous training of our own, based on our demands and aspirations as teachers, which brings us new perspectives in accomplishing a more effective environmental education capable of contributing to the formation citizen we so long for, given the importance of processes of self - formation and the strengthening of communities of formative practice in school. Regarding the scope of our actions in relation to Environmental Education carried out in the school, although the manifestations of the research subjects indicate a dissatisfaction with our results, I can understand today, after the development of this research, that we do yes, Environmental Education in several | and our educational activities in this context have a very relevant value in our localities and in our Amazon region, even with all the challenges and with all the scrapping process that our school has been going through during these 22 years of existence. islands where it is located. We leave as a recommendation that we make a reorientation in the school regarding its main educational processes, favoring a greater integration between the subjects that carry out education, in order to develop an Environmental education capable of promoting more consistent socio-environmental changes. I also point out that science subjects can be the central axis of literacy in the mother tongue in our school, through socio-scientific themes , because children are usually curious and show an interest in things of nature. Asking questions in class and working for answers would be an important strategy for the scientific initiation of children in the initial school years, and the pedagogical work centered on subjects of the students' daily life is fundamental for us to more effectively fulfill our objectives regarding environmental education critical and citizen, bringing school education closer to scientific knowledge, due to the greater possibility of problematization from these significant themes. More than centering the teaching in these subjects it is necessary to adopt the scientific research as guiding of the pedagogical practice from such subjects.
Keywords: Autoformação
Educação ambiental
Ensino de Ciências
Pesquisa Narrativa
Self-training
Environmental Education
Science Teachin
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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