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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12228
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 6-Dez-2018 |
Autor(es): | OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Caldas, EMEFRC, Brasil Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Arcanjo da Costa, EMFRAC, Brasil |
Primeiro(a) Orientador(a): | MATOS, Maria da Conceição Gemaque de |
Título: | A educação das relações étnico-raciais: uma experiência formativa com professores de ciências do ensino fundamental |
Citar como: | OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar A educação das relações étnico-raciais: uma experiência formativa com professores de ciências do ensino fundamental. Orientadora: Maria da Conceição Gemaque de Matos. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12228. Acesso em:. |
Resumo: | Esta é uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa e na qual foi discutida através dos fenômenos que envolvem a pesquisa narrativa. Essa pesquisa tem como objetivo perceber se o processo formativo proposto para os professores de Ciências do Ensino Fundamental colaborou na ampliação de conhecimentos pertinentes à temática das relações étnico-raciais. Além de pesquisas bibliográficas e visitas acadêmicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão das Neves (EMEFRN), localizado no Município de Oeiras do Pará - PA, a pesquisa foi dividida em três etapas, visando às obtenções de dados empíricos, no primeiro momento realizou uma exposição sobre a Lei nº 10.639/2003 para a equipe pedagógica da escola, após esse momento, realizou-se uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Ensino Anual de Ciências (PEAC) da Instituição e na terceira etapa, foram realizados quatros encontros formativos com os professores de Ciências da Instituição. Os resultados revelam que não existem direcionamentos sobre a temática das relações étnico-raciais no PPP e no PEAC, ou seja, há uma total ausência no currículo da Instituição sobre o trato sobre a diversidade no âmbito escolar. Além disso, por meio da formação realizada, percebeu-se que os professores de Ciências desconheciam a legislação vigente, mencionando que não lhe foram proporcionadas bases formativas durante suas formações iniciais e continuadas. Contudo, a formação contínua realizada com os docentes, corroborou para ampliar os conhecimentos dos docentes sobre a temática , assim como os possíveis entrelaces nas aulas de Ciências da Natureza, através dos relatos foram perceptíveis, o quanto foi oportuno para os professores, terem acesso a conhecimentos mínimos sobre a Lei nº 10.639/2003. Encartado a esta dissertação, encontra-se um vídeo na qual expõe brevemente os quatros momentos formativos e uma miniaula sobre a diversidade de espécies de animais africanos. A ideia dessa construção partiu-se dos momentos formativos realizados com os docentes da EMEFRN. |
Abstract: | This is an action research, of a qualitative nature and in which it was discussed through the phenomena that involve narrative research. The purpose of this research is to understand if the training process proposed for the teachers of Basic Sciences collaborated in the expansion of knowledge pertinent to the theme of ethnic-racial relations. In addition to bibliographical researches and academic visits at the Municipal School of Ribeirão das Neves (EMEFRN), located in the Municipality of Oeiras do Pará - PA, the research was divided into three stages, in order to obtain empirical data. After this moment, an analysis of the Political Educational Project (PPP) and the Institution's Annual Education Plan (PEAC) were carried out, and in the third stage, four formative meetings were held with the institution's science teachers. The results show that there are no directions on the subject of ethnic-racial relations in the PPP and PEAC, that is, there is a total absence in the curriculum of the Institution on the treatment of diversity in school. In addition, through the training, it was noticed that the science teachers were unaware of the legislation in force, mentioning that they were not provided with formative bases during their initial and continued training. However, the continuous training with the teachers, corroborated to broaden the knowledge of the teachers on the subject, as well as the possible links in the classes of Nature Sciences, through the reports were perceptible, how much it was opportune for the teachers, to have access to knowledge about Law 10.639 / 2003. With this dissertation, there is a video that briefly presents the four formative moments and a mini-book about the diversity of African animal species. The idea of this construction started from the formative moments realized with the teachers of the EMEFRN. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Relações étnico-raciais Formação Docente Processo Formativo Professor reflexivo |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
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