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dc.creatorSILVA, Aline Costa da-
dc.creatorARAÚJO, Lorram Tyson dos Santos-
dc.date.accessioned2020-02-27T14:44:19Z-
dc.date.available2020-02-27T14:44:19Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Costa da; ARAÚJO, Lorram Tyson dos Santos. Oleiros da “Fazendinha”: entre o capital e o saber ecológico na produção da cerâmica caeteuara. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 4, n. 3, p. 1-2, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v4i3.6452. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12304. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12304-
dc.description.abstractAntônio Maria Macêdo is part of the third generation of a family of Portuguese descent who works in the production of caeteuara ceramics, in a community known as Fazendinha, in the municipality of Bragança-Pará. The video records, in the person of Mr. 102 Nova Revista Amazônica – ANO IV – Volume 3 – DEZEMBRO 2016 – ISSN: 2318-1346 Paixão, that behind the pieces manufactured by hand and recognized in the region, there are ecological knowledge simbricados, fruits of the interaction of the family that works in the production of the crafts and its relationship of appreciation and affection with the environment . In the process of making the pottery, the use of the seed bathed in the oil of andiroba, the white clay without odor carefully removed from the várzea, the guard of the roots of the Siribeira on the banks of the Caeté and the aesthetics of the road built crooked to the river, because More beautiful, exemplify the symbiosis between man and nature, whose relationship seeks, in the face of the need for survival, to reconcile the conquest of capital with the environmental preservation carried out by manen
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6452pt_BR
dc.subjectFazendinhapt_BR
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectSaber ecológicopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEcological knowledgept_BR
dc.subjectFarmpt_BR
dc.titleOleiros da “Fazendinha”: entre o capital e o saber ecológico na produção da cerâmica caeteuarapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020635573819574pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813781981193026pt_BR
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dcterms.citation.epage2pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/nra.v4i3.6452pt_BR
dc.description.resumoManoel Paixão Macêdo da Silva faz parte da terceira geração de uma família de descendência portuguesa que trabalha na produção de cerâmica caeteuara, em uma comunidade conhecida por Fazendinha, no munícipio de Bragança-Pará. O vídeo registra, na pessoa do senhor Paixão, que por trás das peças fabricadas à mão e reconhecidas na região, há saberes ecológicos imbricados, frutos da interação da família que trabalha na produção do artesanato e sua relação de valorização e afeto com o meio ambiente. No processo de feitura da cerâmica, o uso da semente banhada no azeite de andiroba, a argila branca sem cheiro retirada com cuidado da várzea, a guarda das raízes da Siribeira às margens do Caeté e a estética do caminho construído torto até o rio, porque mais belo, exemplificam a simbiose entre o homem e natureza, cuja relação busca, em face da necessidade de sobrevivência, conciliar a conquista do capital com a preservação ambiental protagonizada pelo homem. Na captura das imagens foi utilizadauma máquina Canon, modelo PC 1431.pt_BR
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