Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Ana Mabell Seixas Alves-
dc.date.accessioned2020-03-03T15:35:41Z-
dc.date.available2020-03-03T15:35:41Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Mabell Seixas Alves. Aves da marujada: a ultilização de penas na confecção do chapéu da maruja. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 79-99, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6378. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12342. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12342-
dc.description.abstractThis work aims to understand the use of bird feathers as fundamental raw material for the confection of the maruja hat in Bragança-PA, emphasizing the relationship between the artisans who produce the hats and the animals chosen para for this purpose. The preference for a species of duck, which resulted in the gradual disuse of other birds – such as guarás, herons and hens –, follows practical and aesthetic criteria that has affected the productive chain of the hat over the years. The obtaining and sacrifice of birds, as well as the choice and withdrawal of the feathers and the subsequent treatment necessary to their durability are marked by a relationship that reveals nuances of animating and different ways of dealing with religiosity. The duality between the human and non-human elements results in the materialization of the craft knowledge and in the experience of an occupation sometimes described as devotional. The work was developed based on fieldwork, with interviews to five artisans, and in the bibliographical research about material culture, from which is possible to highlight Miller (2010) and Hall (2003).en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-03-02T14:27:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf: 216290 bytes, checksum: fbb528c0278d73854b46684a2cdad744 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-03-03T15:35:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf: 216290 bytes, checksum: fbb528c0278d73854b46684a2cdad744 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-03T15:35:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf: 216290 bytes, checksum: fbb528c0278d73854b46684a2cdad744 (MD5) Previous issue date: 2017-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6378pt_BR
dc.subjectChapéupt_BR
dc.subjectMarujadapt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectPenaspt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectHaten
dc.subjectCrafen
dc.subjectFeathersen
dc.subjectMaterial cultureen
dc.titleAves da marujada: a ultilização de penas na confeccão do chapéu da marujapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1752638445929339pt_BR
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage79pt_BR
dcterms.citation.epage99pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6378pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva compreender a utilização de penas de aves como matéria-prima fundamental para a confecção do chapéu da maruja em Bragança-PA, enfatizando a relação entre as artesãs que produzem os chapéus e os animais escolhidos para este fim. A preferência por uma espécie de pato, que implicou no gradual desuso de penas de outras aves – tais como guarás, garças e galinhas – obedece a critérios de ordem prática e estética que tem afetado a cadeia produtiva do chapéu ao longo dos anos. A obtenção e o sacrifício das aves, bem como a escolha e retirada das penas e o posterior tratamento necessário à sua durabilidade são marcados por uma relação que revela nuances de animização e modos distintos de lidar com a religiosidade. A dualidade entre os elementos humano e o não humano resulta na materialização do saber artesanal e na vivência de um ofício algumas vezes descrito como devocional. O trabalho foi desenvolvido com base em trabalho de campo, com entrevistas a cinco artesãs, e na produção bibliográfica sobre cultura material, da qual é possível destacar Miller (2010) e Hall (2003).pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf211,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons