Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Ana Mabell Seixas Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T15:35:41Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T15:35:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Mabell Seixas Alves. Aves da marujada: a ultilização de penas na confecção do chapéu da maruja. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 79-99, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6378. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12342. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-1346 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12342 | - |
dc.description.abstract | This work aims to understand the use of bird feathers as fundamental raw material for the confection of the maruja hat in Bragança-PA, emphasizing the relationship between the artisans who produce the hats and the animals chosen para for this purpose. The preference for a species of duck, which resulted in the gradual disuse of other birds – such as guarás, herons and hens –, follows practical and aesthetic criteria that has affected the productive chain of the hat over the years. The obtaining and sacrifice of birds, as well as the choice and withdrawal of the feathers and the subsequent treatment necessary to their durability are marked by a relationship that reveals nuances of animating and different ways of dealing with religiosity. The duality between the human and non-human elements results in the materialization of the craft knowledge and in the experience of an occupation sometimes described as devotional. The work was developed based on fieldwork, with interviews to five artisans, and in the bibliographical research about material culture, from which is possible to highlight Miller (2010) and Hall (2003). | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-03-02T14:27:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf: 216290 bytes, checksum: fbb528c0278d73854b46684a2cdad744 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-03-03T15:35:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf: 216290 bytes, checksum: fbb528c0278d73854b46684a2cdad744 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-03T15:35:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf: 216290 bytes, checksum: fbb528c0278d73854b46684a2cdad744 (MD5) Previous issue date: 2017-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nova Revista Amazônica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6378 | pt_BR |
dc.subject | Chapéu | pt_BR |
dc.subject | Marujada | pt_BR |
dc.subject | Artesanato | pt_BR |
dc.subject | Penas | pt_BR |
dc.subject | Cultura material | pt_BR |
dc.subject | Hat | en |
dc.subject | Craf | en |
dc.subject | Feathers | en |
dc.subject | Material culture | en |
dc.title | Aves da marujada: a ultilização de penas na confeccão do chapéu da maruja | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1752638445929339 | pt_BR |
dc.citation.volume | 5 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 79 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 99 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6378 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva compreender a utilização de penas de aves como matéria-prima fundamental para a confecção do chapéu da maruja em Bragança-PA, enfatizando a relação entre as artesãs que produzem os chapéus e os animais escolhidos para este fim. A preferência por uma espécie de pato, que implicou no gradual desuso de penas de outras aves – tais como guarás, garças e galinhas – obedece a critérios de ordem prática e estética que tem afetado a cadeia produtiva do chapéu ao longo dos anos. A obtenção e o sacrifício das aves, bem como a escolha e retirada das penas e o posterior tratamento necessário à sua durabilidade são marcados por uma relação que revela nuances de animização e modos distintos de lidar com a religiosidade. A dualidade entre os elementos humano e o não humano resulta na materialização do saber artesanal e na vivência de um ofício algumas vezes descrito como devocional. O trabalho foi desenvolvido com base em trabalho de campo, com entrevistas a cinco artesãs, e na produção bibliográfica sobre cultura material, da qual é possível destacar Miller (2010) e Hall (2003). | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - NRA/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AvesMarujadaUtilizacao.pdf | 211,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons