SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A cultura local e as experiências de músico sonoplasta no grupo Xamã: os contadores de histórias

Imagem de Miniatura

Data

01-05-2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citar como

FERRO, Kélem Carla Alves. A cultura local e as experiências de músico sonoplasta do grupo Xamã: os contadores de histórias. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 11-21, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6373. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12347. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6373
O trabalho como educadora musical em escolas públicas da rede estadual de ensino tem dentre seus inúmeros desafios o de diminuir as distâncias entre a formação curricular acadêmica do professor de música e a cultura musical trazida pelos alunos. A experiência musical no grupo Xamã traz, no âmbito da produção artística, a prática de acompanhamento e arranjo pensados para expressar, na música, literaturas locais, temáticas e étnicas. A formação acadêmica do professor de música tem a característica de ressaltar a tradição musical europeia e de torná-la exemplo na construção do conhecimento formal. Essa ação como ação cultural tem reverberação direta nas práticas de professores de música em escolas públicas no Brasil inteiro, estabelecendo contradições entre a formação acadêmica, a realidade apresentada nas escolas, os parâmetros curriculares da disciplina e as recentes demandas apontadas pela etnomusicologia para a educação musical. Nesse sentido a prática artística que envolve literatura e música com ênfase na diversidade de grupos sociais apresenta-se também como possibilidade de construção de conhecimento musical, dentro e fora de sala de aula, tendo como base as experiências de apreciação, contextualização e criação musical compartilhada com os alunos.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6373