Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENEZES, Joaquim Augusto Souza de-
dc.date.accessioned2020-03-11T16:56:50Z-
dc.date.available2020-03-11T16:56:50Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationMENEZES, Joaquim Augusto Souza de. Mestres que criam: a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes no Estado Pará. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 2020. 192 f. Tese (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12382. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12382-
dc.description.abstractThe thesis analyzes, through subjectivity and in a narrative way, the production of knowledge in the Professional Master in Arts, aiming at the development of a theoretical framework that supports the strengthening of Educational Policy for the improvement of Basic Education. Therefore, it was necessary to study and reflect, respectively, on the twenty-five textual productions and essay products; in addition to identifying a minimum set of guidelines. The research was of a qualitative approach in the analysis of the twenty-five productions generated by the master's students of the 2014 and 2016 classes. The theoretical references are based on the Systematization of Brazilian Education. The results of the studies emphasize that the State of Pará, through Public Universities, can and should strengthen Postgraduate Programs focused on Basic Education. And it recommends the need for future studies, such as: identifying which professional training courses are necessary to promote the development of the municipalities and mesoregions studied, both at undergraduate and graduate levels; analyze the impacts arising from the participation of teachers in the Professional Master's Course in Arts; as well as to evaluate the capacity of the Public Universities of the State of Pará to install the Professional Master's Course in Arts, and other Professional Master's Courses in the various mesoregions of the State of Pará.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Araújo (luanam.espindolaa@gmail.com) on 2020-03-11T16:32:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_MestresQueCriam.pdf: 3471479 bytes, checksum: 8ec6b2d8a349582b6f156cc3ad9d802a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2020-03-11T16:56:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_MestresQueCriam.pdf: 3471479 bytes, checksum: 8ec6b2d8a349582b6f156cc3ad9d802a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T16:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_MestresQueCriam.pdf: 3471479 bytes, checksum: 8ec6b2d8a349582b6f156cc3ad9d802a (MD5) Previous issue date: 2020-02-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMestrado Profissional - Artespt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectProduções Textuaispt_BR
dc.titleMestres que criam: a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes no Estado do Parápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Joel Cardoso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918547599708778pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201037714959416pt_BR
dc.description.resumoA tese analisa por meio da subjetividade e de forma narrativa, a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes, visando elaboração de referencial teórico que subsidie o fortalecimento de Política Educacional para a melhoria da Educação Básica. Para tanto foi necessário estudar e refletir, respectivamente, acerca das vinte e cinco produções textuais e produtos dissertativos; além de identificar um conjunto mínimo de diretrizes. A pesquisa foi de abordagem qualitativa na análise das vinte e cinco produções geradas pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Os referenciais teóricos estão embasados na Sistematização da Educação Brasileira. Os resultados dos estudos enfatizam que o Estado paraense, por meio das Universidades Públicas, pode e deve fortalecer os Programas de Pós-Graduações centrados na Educação Básica. E recomenda a necessidade de estudos futuros, tais como: identificar quais os cursos de formação profissionais necessários para a promoção do desenvolvimento dos municípios e das mesorregiões estudadas, tanto em nível de graduação e pós-graduação; analisar os impactos provenientes pela participação dos docentes no Curso de Mestrado Profissional em Artes; como também, avaliar a capacidade das Universidades Públicas do Estado do Pará em instalar o Curso de Mestrado Profissional em Artes, e outros Cursos de Mestrados Profissionais nas diversas mesorregiões do Estado do Pará.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_MestresQueCriam.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons