Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, Rafael Printes Albarelli de-
dc.date.accessioned2020-07-08T14:32:07Z-
dc.date.available2020-07-08T14:32:07Z-
dc.date.issued2019-03-07-
dc.identifier.citationCASTRO, Rafael Printes Albarelli de. O uso da pintura rupestre da região amazônica como fonte histórica: uma possibilidade na disciplina História no sexto ano. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12422. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12422-
dc.description.abstractThis research had as objective to present the experience lived in the State School of Elementary Education "Professor Waldemar de Freitas Ribeiro", in the municipality of Belém, capital of the state of Pará, of how to work with a historical source, which in most cases is in the didactic manuals or outside them, the historians leave much to the margin: the rock painting, especially those of the Amazon region. The survey involved the single morning class and the three afternoon classes of the sixth year of elementary school. In order to achieve better analyzes and results with the use of rock paintings, a strong approach was sought with Archeology. In order to detect students' understanding of rock painting, a questionnaire was applied consisting of four questions (before and after the application of the rock paintings production workshop). The execution of a rock paintings production workshop was presented as one of the highlights of this research. This strategy of using rock painting aims to help students to take another look at "Prehistory", about human beings who lived in this period, and also the so-called rupestrian painting (being much more characterized as a historical source).en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2020-07-08T14:31:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf: 6523054 bytes, checksum: 320be8c979ec68233c2b447eb956da78 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2020-07-08T14:32:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf: 6523054 bytes, checksum: 320be8c979ec68233c2b447eb956da78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-08T14:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf: 6523054 bytes, checksum: 320be8c979ec68233c2b447eb956da78 (MD5) Previous issue date: 2019-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectPintura rupestrept_BR
dc.subjectTeaching of Historyen
dc.subjectArcheologyen
dc.subjectRock paintingen
dc.titleO uso da pintura rupestre da região amazônica como fonte histórica: uma possibilidade na disciplina História no sexto anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.contributor.advisor1BASTOS, Carlos Augusto de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957760591235451pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584422200460279pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Professor Waldemar de Freitas Ribeiro”, no município de Belém, capital do estado do Pará, de como se trabalhar com uma fonte histórica, que na maioria das vezes, seja nos manuais didáticos ou fora deles, os historiadores deixam muito à margem: a pintura rupestre, em especial as da região amazônica. A pesquisa envolveu a única turma da manhã e as três turmas da tarde de sexto ano do ensino fundamental. Para que fossem alcançadas melhores análises e resultados com o uso das pinturas rupestres, buscou-se uma forte aproximação com a Arqueologia. Para que fosse detectado o entendimento dos estudantes no que tange à pintura rupestre, foi aplicado um questionário composto de quatro perguntas (antes e depois da aplicação da oficina de produção de pinturas rupestres). A execução de uma oficina de produção de pinturas rupestres se apresentou como um dos pontos altos desta pesquisa. Esta estratégia de utilização da pintura rupestre visa colaborar para que os estudantes passem a lançar um outro olhar sobre a “Pré-História”, sobre os seres humanos que viveram nesse período, e também à chamada pintura rupestre (sendo muito mais caracterizada como uma fonte histórica).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf6,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.