Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12422
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CASTRO, Rafael Printes Albarelli de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T14:32:07Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08T14:32:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-07 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Rafael Printes Albarelli de. O uso da pintura rupestre da região amazônica como fonte histórica: uma possibilidade na disciplina História no sexto ano. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12422. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12422 | - |
dc.description.abstract | This research had as objective to present the experience lived in the State School of Elementary Education "Professor Waldemar de Freitas Ribeiro", in the municipality of Belém, capital of the state of Pará, of how to work with a historical source, which in most cases is in the didactic manuals or outside them, the historians leave much to the margin: the rock painting, especially those of the Amazon region. The survey involved the single morning class and the three afternoon classes of the sixth year of elementary school. In order to achieve better analyzes and results with the use of rock paintings, a strong approach was sought with Archeology. In order to detect students' understanding of rock painting, a questionnaire was applied consisting of four questions (before and after the application of the rock paintings production workshop). The execution of a rock paintings production workshop was presented as one of the highlights of this research. This strategy of using rock painting aims to help students to take another look at "Prehistory", about human beings who lived in this period, and also the so-called rupestrian painting (being much more characterized as a historical source). | en |
dc.description.provenance | Submitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2020-07-08T14:31:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf: 6523054 bytes, checksum: 320be8c979ec68233c2b447eb956da78 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2020-07-08T14:32:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf: 6523054 bytes, checksum: 320be8c979ec68233c2b447eb956da78 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-08T14:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf: 6523054 bytes, checksum: 320be8c979ec68233c2b447eb956da78 (MD5) Previous issue date: 2019-03-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
dc.subject | Pintura rupestre | pt_BR |
dc.subject | Teaching of History | en |
dc.subject | Archeology | en |
dc.subject | Rock painting | en |
dc.title | O uso da pintura rupestre da região amazônica como fonte histórica: uma possibilidade na disciplina História no sexto ano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário de Ananindeua | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BASTOS, Carlos Augusto de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5957760591235451 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5584422200460279 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Professor Waldemar de Freitas Ribeiro”, no município de Belém, capital do estado do Pará, de como se trabalhar com uma fonte histórica, que na maioria das vezes, seja nos manuais didáticos ou fora deles, os historiadores deixam muito à margem: a pintura rupestre, em especial as da região amazônica. A pesquisa envolveu a única turma da manhã e as três turmas da tarde de sexto ano do ensino fundamental. Para que fossem alcançadas melhores análises e resultados com o uso das pinturas rupestres, buscou-se uma forte aproximação com a Arqueologia. Para que fosse detectado o entendimento dos estudantes no que tange à pintura rupestre, foi aplicado um questionário composto de quatro perguntas (antes e depois da aplicação da oficina de produção de pinturas rupestres). A execução de uma oficina de produção de pinturas rupestres se apresentou como um dos pontos altos desta pesquisa. Esta estratégia de utilização da pintura rupestre visa colaborar para que os estudantes passem a lançar um outro olhar sobre a “Pré-História”, sobre os seres humanos que viveram nesse período, e também à chamada pintura rupestre (sendo muito mais caracterizada como uma fonte histórica). | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.description.affiliation | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_UsoPinturaRupestre.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.