Interações ecológicas por meio da literatura infantil: formação continuada assistida em parceira na perspectiva do letramento

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2019-05-22

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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MOREIRA, Andreza de Sousa. Interações ecológicas por meio da literatura infantil: formação continuada assistida em parceira na perspectiva do letramento. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12447. Acesso em:.

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Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, pela qual investigo uma proposta de formação continuada assistida em parceria constituída por mim (Professora-Formadora) e uma professora do 3º Ano do Ensino fundamental, a qual revelou interesse em investir estudos sobre a própria prática, a fim de elaborarmos saberes e conhecimentos no âmbito das Ciências Naturais e da Língua Materna por meio de prática investigativa interdisciplinar, a partir do texto “A primavera da Lagarta”. Busco responder a seguinte questão de pesquisa: O que expressa uma professora do 3º ano do ensino fundamental ao vivenciar uma experiência formativa assistida em parceria por meio de prática investigativa interdisciplinar a partir do texto “A primavera da Lagarta”? Delineio a opção metodológica desta pesquisa pautada na formação assistida tratada por Gonçalves (2000). Nesses termos, desenvolvi um design de Formação Continuada Assistida em Parceria que está embasado em 12 momentos, no tratamento de temáticas especificas: Narrativas de formação e docência, Letramento científico, Práticas investigativas e educar pela pesquisa, Interdisciplinaridade, estudo dos conteúdos cadeia alimentar e gêneros textuais, planejamento da sequência de ensino com pesquisa, replanejamento da sequência, reflexão sobre a ação em sala de aula e reflexão sobre a experiência formativa. Os instrumentos utilizados foram: questionário, meu diário de campo, registros em áudio dos encontros de formação, registros da observação participativa e entrevista semiestruturada. Os resultados desta pesquisa foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. A impregnar-me e realizar a análise do corpus, dei forma a dois eixos de análise: Eixo Analítico 1: Projeção e implementação de novas práticas de educação em ciências e Eixo Analítico 2: Formação docente assistida em parceria: o que diz a professora Suzi sobre a vivência formativa. Assim, experiência formativa revela i) que a conduta interdisciplinar não só é possível, como também é grande aliada para consolidação de letramentos em várias linguagens, bem como, apresenta a opção metodológica do ensino com pesquisa, que favorece a interação entre professor e aluno, num processo autônomo e democrático de construção do conhecimento; ii) O modelo de formação realizado nesta pesquisa, proporciona amadurecimento profissional, uma vez que a formação continuada ganha leveza e se afasta das concepções pejorativas, que muitos professores carregam, associadas à rigidez e obrigação; iii) Proposta formativa dessa natureza propicia o desenvolvimento de atitudes autônomas na professora-participante diante de (re) ações educativas. O modelo formativo experienciado, desdobrou-se em um produto educacional que contempla a possibilidade de formação docente em contexto de trabalho e considera os saberes da experiência docente quando as professoras dialogam, pensam, planejam e avaliam em um movimento reflexivo sobre suas práticas.

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MOREIRA, Andreza de Sousa. Interações ecológicas por meio da literatura infantil: formação continuada assistida em parceira na perspectiva do letramento. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12447. Acesso em:.