Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBASTOS, Sandra Nazaré Dias-
dc.creatorCHAVES, Sílvia Nogueira-
dc.date.accessioned2020-08-07T01:09:52Z-
dc.date.available2020-08-07T01:09:52Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBASTOS, Sandra Nazaré Dias; CHAVES, Sílvia Nogueira. Com quantos enunciados se produz o mau aluno?. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 2, p. 59-72, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i2.6190. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12481. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12481-
dc.description.abstractNumerous daily acts in schools are subtle expressions of important power relations that are naturalized by time and actors in this scenario. Within this context, we have brought to discussion two situations in which the speech delivered by the teacher functions as an element of power, truth and subjectivation. We act as a tool for our problematizations the thought of Michel Foucault, which points to the productive effects of the discourse, that is materialized in the organization of the relations between individuals and institutions establishing hierarchies and distinctions. Instituted by discursive and non-discursive practices the established relationship between these two actors entangles situations of authority and submission in which the teacher has the voice of truth and wisdom and the students the role of accepting and internalizing this voice as a practice to be incorporated as true not only in the pedagogical universe but also in social life.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-08-06T12:33:47Z No. of bitstreams: 1 Artigo_QuantosEnunciadosProduz.pdf: 155000 bytes, checksum: 752a9103ffcd0890230a1c72f21e5d55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-08-07T01:09:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_QuantosEnunciadosProduz.pdf: 155000 bytes, checksum: 752a9103ffcd0890230a1c72f21e5d55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-07T01:09:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_QuantosEnunciadosProduz.pdf: 155000 bytes, checksum: 752a9103ffcd0890230a1c72f21e5d55 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6190pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleCom quantos enunciados se produz o mau aluno?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027406598272447pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9353964127402937pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage59pt_BR
dcterms.citation.epage72pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i2.6190pt_BR
dc.description.resumoInúmeros atos cotidianos nas escolas são expressões sutis de importantes relações de poder que se encontram naturalizadas pelo tempo e pelos atores desse cenário. Dentro desse contexto, trouxemos para discussão duas situações nas quais o discurso proferido pelo professor funciona como elemento de poder, verdade e subjetivação. Acionamos como ferramenta para nossas problematizações o pensamento de Michel Foucault que aponta para os efeitos produtivos do discurso que se materializa na organização das relações entre indivíduos e instituições, com isso estabelecendo hierarquias e distinções. Instituída por práticas discursivas e não discursivas, a relação estabelecida entre esses dois atores enreda situações de autoridade e submissão nas quais o professor tem a voz da verdade e da sabedoria e aos alunos cabe o papel de acatar e internalizar essa voz como uma prática a ser incorporada como verdadeira não só no universo pedagógico como também na vida social.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_QuantosEnunciadosProduz.pdf151,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons