Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSCALABRIN, Rosemeri-
dc.date.accessioned2020-08-21T13:49:52Z-
dc.date.available2020-08-21T13:49:52Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationSCALABRIN, Rosemeri. Da educação rural a educação no campo: uma reflexão necessária. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 1, p. 131-157, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6980. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12543. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12543-
dc.description.abstractThe present study deals with social development indices in the Marajoara Amazon region, through some social indicators: IDHM, IDEB, IBEU-Municipal and IDSUS. The research was carried out through a qualitative approach based on an ethnography that analyzes the socioeconomic situation of the municipalities and the paraense population, mainly of the Marajó Meso-region. The research instruments used were participant observation, informal conversations, bibliographical analyzes, documentaries and reports that show the situation of the Amazonians. The research participants were 13 (thirteen) people: 70-88 year olds (4), junior high school students (3), high school students (3), ages 12-17 and children between 7 and 11 years old (3). The conclusions reached by the study show that the situation of Pará in the map of the policies of assistance to the population in relation to social rights, established by the Federal Constitution of 1988, is still a reality of little governmental interest (federal, state and municipal) ), mainly affecting children and the elderly. The lack of coping policies that diminish the abandonment to which the Paraenses are subjected, especially those in rural areas, shows the true gulf between what the State proposes and what is actually available to them. Public policies are still far from meeting the real needs of the peripheral populations of Brazil, the Amazon and Pará.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-08-20T20:46:00Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoRuralEducacao.pdf: 800097 bytes, checksum: 135c984a408fc6cb48146ee7219d7989 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-08-21T13:49:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoRuralEducacao.pdf: 800097 bytes, checksum: 135c984a408fc6cb48146ee7219d7989 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-21T13:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoRuralEducacao.pdf: 800097 bytes, checksum: 135c984a408fc6cb48146ee7219d7989 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6980pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleDa educação rural a educação no campo: uma reflexão necessáriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879858352336875pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage131pt_BR
dcterms.citation.epage157pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6980pt_BR
dc.description.resumoO estudo que ora apresentamos trata dos índices de desenvolvimento social na região da Amazônia Marajoara, por meio de alguns indicadores sociais: IDHM, IDEB, IBEU-Municipal e IDSUS. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa baseada numa etnografia que analisa a situação socioeconômica dos municípios e da população paraense, principalmente da Mesorregião do Marajó. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação participante, conversas informais, análises bibliográficas, documentais e relatórios que mostram a situação dos amazônidas. Os interlocutores da pesquisa foram 13 (treze) pessoas: senhores na faixa etária de 70 a 88 anos (4), jovens estudantes do Ensino Fundamental anos finais (3), estudantes do Ensino Médio (3), com idades entre 12 e 17 anos e crianças entre 7 a 11 anos (3). As conclusões a que o estudo chegou mostram que a situação do Pará no mapa das políticas de atendimento à população em relação aos direitos sociais, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, ainda se configura como uma realidade de pouco interesse governamental (federal, estadual e municipal), afetando principalmente crianças e idosos. A falta de políticas de enfrentamento que diminuam o abandono a que estão subjugados os paraenses, principalmente os das áreas rurais, mostra o verdadeiro abismo que existe entre o que propõe o Estado e o que realmente é disponibilizado a eles. As políticas públicas ainda estão longe de atender às reais necessidades das populações periféricas do Brasil, da Amazônia e do Pará.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoRuralEducacao.pdf781,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons