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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Abr-2020
Autor(es): QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja
GAYA, Karina Figueiredo
FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
Afiliação do(s) Autor(es): GAYA, K. F.; FERREIRA, M. N. O. Universidade Federal do Pará
Título: Intercompreensão na escrita de línguas-culturas indígenas: o caso da família Jê
Citar como: QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja Pantoja; GAYA, Karina Figueiredo; FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira. Intercompreensão na escrita de línguas-culturas indígenas: o caso da família Jê. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 1, p. 93-111, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i1.8622. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12599. Acesso em:.
Resumo: As comunidades falantes de línguas indígenas, sobreviventes no século XIX, buscam alternativas para a preservação dessas línguas não somente por meio da descrição delas, mas também na educação escolar indígena, com o uso de metodologias de ensino-aprendizagem eficientes que auxiliem a prática do professor indígena na sala de aula. A intercompreensão entre línguas aparentadas é uma metodologia de ensino de língua, aplicada na Europa, cujos resultados satisfatórios levam o aluno estratégias de transferências linguísticas e de autonomia de aprendizado a partir da leitura de textos escritos em línguas pertencentes a uma mesma família, possibilitando ao falante interagir em sua língua materna com falantes de outras línguas. Em meio aos povos indígenas das etnias Parkatêjê, Mẽbẽngôkre e Tapajuna, a intercompreensão pode surgir como uma possibilidade de desenvolvimento do repertório linguageiro de falantes indígenas. Para tanto, faz-se necessário instrumentalizar o professor indígena nessa metodologia, a fim de que ele possa adotá-la em suas aulas de língua indígena. Esse, portanto, é o propósito deste estudo. A teórica que fundamenta este trabalho é pautada na Descrição de Línguas Indígenas e na Linguística Aplicada, sobretudo nos estudos de pesquisadores europeus. Assim, discutimos o assunto a partir de Rodrigues (1993; 1999; 2003), Seki (2000), Cuq (2003), Escudé e Janin (2010), QECR (2001; 2007) e Hugues (2016). A metodologia aplicada para a realização do mesmo foi a pesquisa de cunho bibliográfica.
Abstract: Bordering on the extinction, Indigenous languages, survivors of the nineteenth century, search for alternatives for their preservation, not only in the description of languages, but also in indigenous school education, through effective teaching-learning methodologies that assist indigenous teacher practice in the classroom. The intercomprehension between related languages is a methodology of language teaching, applied in Europe expounding satisfactory results when developing students’ strategies of linguistic transferences and autonomy of learning from the reading of written texts in languages belonging to the same linguistic family, allowing the speaker of one language to establish interaction, in their mother tongue, with speakers of other languages. Among the indigenous people of Parkatêjê, Mẽbẽngôkre and Tapajuna ethnic groups, intercomprehension appears as a possibility for the development of the linguistic repertoire of indigenous speakers. To do so, it is necessary to instrumentalize the indigenous teacher in this methodology, so that he can adopt it in his native language classes. This, therefore, is the purpose of this study. The theoretical basis for this work is based on the Description of Indigenous Languages and Applied Linguistics, especially in the studies of European researchers. Thus, we discuss this issue from the perspective of Rodrigues (1993, 1999, 2003), Seki (2000), Cuq (2003), Escudé and Janin (2010), QECR (2001; 2007) and Hugues (2016). The methodology applied for the accomplishment this study has its ground based upon bibliographical research.
Palavras-chave: Língua indígena
Tronco Macro-Jê
Línguas aparentadas
Intercompreensão entre línguas
Professor indígena
Indigenous language
Macro-Jê branch
Related languages
Intercomprehension between languages
Indigenous teacher
Título do Periódico: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8622
Identificador DOI: 10.18542/nra.v8i1.8622
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