Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12623
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Set-2004
Autor(es): NASCIMENTO, Lucineide Soares do
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: O currículo pós-moderno e suas relações com a cultura, a linguagem, a identidade, o conhecimento e o poder
Citar como: NASCIMENTO, Lucineide Soares do. O currículo pós-moderno e suas relações com a cultura, a linguagem, a identidade, o conhecimento e o poder. Margens, online, v. 1, n. 2, p. 143-153, set. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v1i2.2859. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12623. Acesso em:.
Resumo: Apresenta algumas contribuições das teorizações pós-modernas e pós-estruturalista nas teorias e práticas curriculares a partir das relações entre cultura, linguagem, identidade, conhecimento e poder. O currículo pós-moderno propoe uma desestabilização desses conceitos em sucessivas problematizações das práticas essencialistas e naturalizadas manisfestados nos circuitos escolares. Nesse sentido, o presente artigo pretende oferecer subsídios que contribuam para a dilatação da compreensão, de modo que a mesma seja submetida a um processo de desconstrução, uma vez estilhaçada, possa fazer jus aos problemas que são sempre situados no tempo e no espaço e carregam consigo as marcas daqueles e daquelas envolvidos na dinâmica educaional.
Palavras-chave: Relações
Cultura
Linguagem
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v1i2.2859
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v1i2.2859
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CurriculoModernaRelacoes.pdf572,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons