SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A linguagem e o ensino da língua materna

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2007

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

BRITO, Áustria Rodrigues. A linguagem e o ensino da língua materna. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 157-164, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2970. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v3i4.2970
O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

BRITO, Áustria Rodrigues. A linguagem e o ensino da língua materna. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 157-164, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2970. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665. Acesso em:.