Os estudos do letramento nos cursos de licenciaturas

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2008-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

NUNES, Herika Socorro da Costa. Os estudos do letramento nos cursos de licenciaturas. Margens, online, v. 4, n. 5, p. 101-128, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2789. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12695. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v4i5.2789
Neste estudo apresentamos reflexões acerca dos estudos do letramento, situando conceitos, mitos, modelos, práticas e as repercussões para a formação do professor, para a escola e para as políticas públicas de letramento na tentativa de contribuir para o aprofundamento do debate no cenário educacional local. Alguns estudiosos afirmam que os Cursos de Licenciaturas de nossas Universidades e IES públicas e privadas, não têm contemplado de forma satisfatória a interface da lingüística com os estudos do letramento. A despeito da crítica podemos acrescentar ainda que na grande maioria dos cursos de formação de professores ainda não há uma diversidade de condições de letramento, o que agrava ainda mais a fragilidade desta formação recebida tendo em vista que o aluno, futuro professor, irá se deparar com práticas lingüísticas em seu contexto de trabalho. A pesquisa revela que os estudos sobre letramento não são priorizados como campo de reflexão e análise para subsidiar a formação e a prática do professor. Estas constatações fragilizam a formação dos professores de Língua Portuguesa.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

NUNES, Herika Socorro da Costa. Os estudos do letramento nos cursos de licenciaturas. Margens, online, v. 4, n. 5, p. 101-128, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2789. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12695. Acesso em:.