Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | BRITO, Diselma Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-02T13:42:26Z | - |
dc.date.available | 2020-10-02T13:42:26Z | - |
dc.date.issued | 2009-06 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Diselma Marinho. O currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 195-212, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2855. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12710 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-01T23:19:12Z No. of bitstreams: 2 Artigo_PedagogiaIIndentidadePopulacoes.pdf: 954670 bytes, checksum: 8614faf5bae066afa9d949afcccaf5fb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-10-02T13:42:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_PedagogiaIIndentidadePopulacoes.pdf: 954670 bytes, checksum: 8614faf5bae066afa9d949afcccaf5fb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-02T13:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_PedagogiaIIndentidadePopulacoes.pdf: 954670 bytes, checksum: 8614faf5bae066afa9d949afcccaf5fb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2009-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Populações do campo | pt_BR |
dc.title | O currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0385633438724583 | pt_BR |
dc.citation.volume | 5 | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.citation.spage | 195 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 212 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v5i6.2855 | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto apresenta as discussões elucidadas na dissertação de mestrado intitulada: O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/CUBT e a Identidade Cultural da População do Campo. Seu objetivo foi investigar como o currículo estabelece relações com a identidade cultural das populações do campo. Partiu da análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, dos planos de curso das disciplinas do Núcleo Básico do desenho curricular: História Geral da Educação, História da Educação do Brasil e da Amazônia, Teoria do Currículo e Prática Pedagógica, bem como das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase à análise documental e entrevista semi-estruturada. O curso de pedagogia do CUBT/UFPA, em seu projeto político-pedagógico silencia as especificidades das populações do campo. Necessita de um Projeto político-pedagógico voltado para a identidade desses povos, construindo espaços de valorizalção identitária, num currículo dialético, em que o processo deve ser contruído juntamente com os movimentos sociais entre o atuar e o refletir. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0132-7593 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos - Margens/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CurriculoCursoPedagogia.pdf | 932,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License