Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBRITO, Diselma Marinho-
dc.date.accessioned2020-10-02T13:42:26Z-
dc.date.available2020-10-02T13:42:26Z-
dc.date.issued2009-06-
dc.identifier.citationBRITO, Diselma Marinho. O currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 195-212, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2855. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12710. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12710-
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-01T23:19:12Z No. of bitstreams: 2 Artigo_PedagogiaIIndentidadePopulacoes.pdf: 954670 bytes, checksum: 8614faf5bae066afa9d949afcccaf5fb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-10-02T13:42:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_PedagogiaIIndentidadePopulacoes.pdf: 954670 bytes, checksum: 8614faf5bae066afa9d949afcccaf5fb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-02T13:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_PedagogiaIIndentidadePopulacoes.pdf: 954670 bytes, checksum: 8614faf5bae066afa9d949afcccaf5fb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2009-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectPopulações do campopt_BR
dc.titleO currículo do curso de pedagogia da UFPA/ campus universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0385633438724583pt_BR
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage195pt_BR
dcterms.citation.epage212pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v5i6.2855pt_BR
dc.description.resumoO texto apresenta as discussões elucidadas na dissertação de mestrado intitulada: O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/CUBT e a Identidade Cultural da População do Campo. Seu objetivo foi investigar como o currículo estabelece relações com a identidade cultural das populações do campo. Partiu da análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, dos planos de curso das disciplinas do Núcleo Básico do desenho curricular: História Geral da Educação, História da Educação do Brasil e da Amazônia, Teoria do Currículo e Prática Pedagógica, bem como das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase à análise documental e entrevista semi-estruturada. O curso de pedagogia do CUBT/UFPA, em seu projeto político-pedagógico silencia as especificidades das populações do campo. Necessita de um Projeto político-pedagógico voltado para a identidade desses povos, construindo espaços de valorizalção identitária, num currículo dialético, em que o processo deve ser contruído juntamente com os movimentos sociais entre o atuar e o refletir.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0132-7593pt_BR
Appears in Collections:Artigos - Margens/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_CurriculoCursoPedagogia.pdf932,29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons