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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2009
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
RIBEIRO, Edinéia Bandeira
SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de
metadata.dc.description.affiliation: NASCIMENTO, A. W. S.; SOUZA, O. N. B. Universidade Federal do Pará
Title: Política educacional no Brasil e a escola do campo: limites e desafios
Citation: NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; RIBEIRO, Edinéia Bandeira; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de. Política educacional no Brasil e a escola do campo: limites e desafios. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 55-70, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2803. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12725. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo faz uma incursão nas políticas educacionais voltadas à educação do campo, destacando as ações e as concepções de ensino rural inseridas nos discursos oficiais e na legislação nacional. Embora o Brasil seja um país com uma forte tradição agrária, os moldes econômicos e sociais mantidos durante muito tempo, estiveram longe de valorizar a formação do homem do campo, dando-lhe condições de manter-se em seu lócus de vida e trabalho. Tal preocupação só passa a ser notada nas propostas de Anísio Texeira, na década de 1950, e posteriormente com a LDB nº. 9394/96, que abre a perspectiva de uma educação no campo que respeite a diversidade física e cultural da área rural. O texto aponta os desafios postos àqueles que perseguem a garantia de uma escola do campo desenvolvida sob a ótica da aliança entre produção do conhecimento, avanço tecnológico e respeito à cultura local.
Keywords: Política educacional
Educação no campo
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2803
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v5i6.2803
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