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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2010
Autor(es): CAMÕES, Luciane de Sena
BRÍCIO, Vilma Nonato de
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
Citar como: CAMÕES, Luciane de Sena; BRÍCIO, Vilma. O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 351-365, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2829. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12732. Acesso em:.
Resumo: Este artigo é parte da pesquisa tematizada “O mundo cor de rosa: as representações de gênero nas propagandas da Hello Kitty” que teve como objetivo problematizar, em particular da “Hello Kitty School”, enquanto marca de produtos infantis femininos. A análise das propagandas mostrou que as representações de infância destacadas por estas oscilam entre o consumo dos produtos e a veiculação de padrões considerados próprios de meninas, que enfatizam a erotização dos corpos pois evidenciam atributos considerados femininos, como a preocupação com a beleza, com o corpo, com roupas, com a adequação a moda do momento, a qual é reforçada pela presença da cor rosa marcando o sentimentalismo e as emoções das meninas. A mídia pela sua predominância no meio social e cultural precisa ser posta em debate de modo que adultos e crianças reflitam sobre os significados de infância e gênero por nela veiculadas.
Abstract: This article is a part of the research themed “The pink world: the gender representation in the Hello Kitty’s propagandas” which had the main objective problematize, specifically the “Hello Kitty Scholl”, as a trademark to little girls. The analyses of the propaganda showed that the children representation oscillate between the consume of the products and the transmission of pattern considered proper to girl, which emphasizes the erotization of the body, because they evidenciate attributes considered feminine, like the preoccupation with the beauty, with the body, with the clothes, of being updated with last fashion tendencies, which is reinforced by the presence of the pink color marking the sentimentalism and the emotions of the girls. The media by its predomination in social and cultural fields needs to be debated in a way the adult and children reflect about their childhood and gender meanings in its transmitted.
Palavras-chave: Mídia
Publicidade
Representação
Infância
Gênero
Media
Publicity
Represention
Childhood
Gender
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2829
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v6i7.2829
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