Análise de aspectos discursivos da atuação de vereadoras de Belém e de Manaus no Facebook

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

KAHWAGE, Nathália Lima. Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivo da atuação de vereadoras de Belém e de Manaus no Facebook. Orientadora: Danila Gentil Rodriguez Cal Lage. 2019. 267 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12764. Acesso em:.

DOI

A sub-representação e a marginalização feminina na política formal são achados recorrentes em pesquisas e estudos de diversos países, incluindo o Brasil. São fatores que indicam uma relação de poder fundamentada na dominação masculina sobre as mulheres e estruturada pela divisão sexual do trabalho. No entanto, tais dados revelam apenas uma face do poder comumente associado ao exercício de governo, mas que, nesta pesquisa, é analisado sob outras nuances: empoderamento, resistência e solidariedade. A tentativa de silenciamento histórico da voz pública da mulher nos espaços públicos e a utilização de estereótipos nas carreiras políticas possibilitam que mulheres eleitas ressignifiquem o exercício da atividade política, em ambientes comunicacionais menos convencionais, como as mídias digitais. Nosso problema, nesta pesquisa, é investigar, a partir dos vídeos do Facebook das vereadoras de Belém e de Manaus, como as relações de poder (power over, power to e power with) atuam na configuração da representação discursiva das parlamentares, em um ambiente comunicacional em que elas têm domínio do próprio discurso, seja recorrendo, negando ou ressignificando estereótipos. Para tanto, analisamos um corpus de 210 vídeos postados em perfis sociais e fanpages das vereadoras da Câmara Municipal de Belém, Marinor Brito (PSOL), Simone Kahwage (PRB) e Blenda Quaresma (MDB), e nos da Câmara Municipal de Manaus, Glória Carratte (PRP), Joana D‟arc (PR), Professora Jacqueline (PHS) e Professora Therezinha (Democratas), no período de 04 de agosto de 2015 a 08 de março de 2018. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, sendo geradas 13 categorias: informações gerais; formato do vídeo; função do vídeos; projetos de autoria; onde está a vereadora; atual gestão municipal; gestão estadual; temática central; partido político; estereótipos (principal e secundário); relações de poder (principal e secundária). Além da apresentação de dados gerais quantitativos dos achados nessas categorias, realizamos discussões específicas sobre o referencial bibliográfico envolvendo representação política, gênero e comunicação.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

KAHWAGE, Nathália Lima. Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivo da atuação de vereadoras de Belém e de Manaus no Facebook. Orientadora: Danila Gentil Rodriguez Cal Lage. 2019. 267 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12764. Acesso em:.