O desenho animado e o encanto do herói na TV

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos. O desenho animado e o encanto do herói na TV. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 231-250, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2757. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12772. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v7i8.2757
Brincar com desenhos animados é bastante revelador. Eles permitem a criança ter um papel no processo de relacionamento e interação, afetando, portando, o significado lúdico. O objetivo é refletir sobre o papel da representação gráfica da criança como fator mediador no comportamento lúdico. Desse modo, o presente trabalho também discute o significado do brinquedo gráfico na vida das crianças, especialmente, quando influenciadas pelo personagem do herói de desenhos animados. Para tanto, tenta-se trazer importantes conceitos, tais como: liminal e liminoid, que caracterizam o comportamento lúdico da criança, entre a arte e o brincar; a ludicidade como natureza consequencial; o entretenimento – sensível e livre; e os mecanismos da imaginação. Esta reflexão toma como referências imagéticas os desenhos animados exibidos na TV brasileira. Dir-se-á, por fim, que o brincar com os personagens de heróis na forma gráfica promove o relacionamento e a capacidade de interação com outras crianças.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos. O desenho animado e o encanto do herói na TV. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 231-250, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2757. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12772. Acesso em:.