Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12778
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Abr-2013
Autor(es): OLIVEIRA, Cássia Araújo de
ABREU, Waldir Ferreira de
OLIVEIRA, Damião Bezerra
Afiliação do(s) Autor(es): ABREU, W. F.; OLIVEIRA, D. B. Universidade Federal do Pará
Título: Conhecimento e educação na pós-modernidade
Citar como: OLIVEIRA, Cássia Araújo de; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra. Conhecimento e educação na pós-modernidade. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 175-188, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2754. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12778. Acesso em:.
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo demonstrar a influência da ideia de pós-modernidade para o conhecimento e, por conseguinte, para a educação. A pósmodernidade na esfera do conhecimento e da educação possui uma dimensão críticareflexiva, principalmente porque a expressão “pós-modernidade” problematiza o moderno e se faz presente em muitas situações como ruptura da própria modernidade. A proposta do artigo é a crítica que a ideia de pós-modernidade oferece como produção de conhecimento em educação, na medida em que os efeitos da pós-modernidade surgem como destaque no debate atual de conhecimento em educação. Para a metodologia do artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas, apoiadas em Gallo (2006), Pagni (2006) e Habermas (2000). O artigo busca compreender, de modo particular em que sentido a educação se insere na ideia de pós-modernidade.
Abstract: This article has as main objective to demonstrate the influence of the idea of after-modernity for the knowledge and, therefore for the education. After-modernity in the sphere of the knowledge and the education possess a criticalreflexive dimension, mainly because the expression after-modernity problematizes the modern and if makes gift in many situations as rupture of proper modernity. The proposal of the article is the critical one that the after-modernity idea offers as production of knowledge in education, in the measure where the effect of aftermodernity appear as it has detached in the current debate of knowledge in education. For the methodology of the article it was used of bibliographical research based at. Gallo (2006), Pagni (2006), Habermas (2000).The article searches to understand where sensible the education if inserts in the after-modernity idea.
Palavras-chave: Modernidade
Conhecimento
Educação
Modernity
Kknowledge
Education
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v7i8.2754
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConhecimentoEducacaoModernidade.pdf260,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.