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Tipo: Dissertação
Data do documento: 13-Fev-2020
Autor(es): MAGALHÃES, Suzana de Cassia Serrão
Afiliação do(s) Autor(es): Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul
Primeiro(a) Orientador(a): LAGE, Danila Gentil Rodriguez Cal
Título: Lições em sala de aula: interações na prática pedagogia deliberativa em uma escola pública
Citar como: MAGALHÃES, Suzana de Cassia Serrão. Lições em sala de aula: interações na prática da pedagogia deliberativa em uma escola pública. Orientadora: Danila Gentil Rodriguez Cal Lage. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12783. Acesso em:.
Resumo: Experiências em pedagogia deliberativa vêm sendo realizadas em escolas e Universidades dos Estados Unidos e Europa. No Brasil, trata-se de uma iniciativa inédita, chamada de “Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas” (UFMG, UFPA, Universidade de Berna - Suíça e Universidade da Carolina do Norte – EUA, financiado pela CAPES e CNPq), denominada simbolicamente de “Compartilha”. A presente dissertação tem como problema de pesquisa compreender como se deu a prática da pedagogia deliberativa na fase piloto do Compartilha em Belém-PA, e tem como objetivo analisar as interações, tensionando teoria e prática. Para isso, partiu-se da fundamentação teórica da comunicação de abordagem relacional, por meio dos conceitos de reflexividade e dupla afetação (MEAD, 1937), agir comunicativo orientado para o entendimento mútuo (HABERMAS, 2003) e comunicação tentativa (BRAGA, 2017). Traz-se, também, um debate sobre a pedagogia deliberativa, o ambiente escolar, a teoria deliberativa e as relações entre comunicação e deliberação. O percurso metodológico foi uma participação observante realizada em cinco encontros em uma turma de 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Belém. Como resultados, verificou-se que as dinâmicas proporcionaram tanto momentos dialógicos quanto momentos reflexivos, bem como a aprendizagem dos princípios deliberativos. Esse trabalho se constrói na interface entre comunicação, deliberação e educação, e contribui para esses campos, para o legado do projeto “Compartilha” e para o debate sobre pedagogia deliberativa, ao levantar a relevância da comunicação de via expressiva e tentativa como elemento pré-estruturante da construção de capacidades deliberativas.
Abstract: Experiences in deliberative pedagogy have been carried out in schools and universities in the United States and Europe. In Brazil, this is an unprecedented initiative, called “Deliberation in public schools: creating deliberative capacities” (UFMG, UFPA, University of Bern - Switzerland and the University of North Carolina - the USA, funded by CAPES and CNPq), called symbolically of “Compartilha”. The present dissertation has as a research problem to understand how the practice of deliberative pedagogy took place in the pilot phase of "Compartilha" in Belém, State of Pará, and aims to analyze the interactions, tensioning theory and practice. To do so, we started from the theoretical foundation of communication with a relational approach, through the concepts of reflexivity and double affectation (MEAD, 1937), communicative-action oriented to mutuality (HABERMAS, 2003), and tentative communication (BRAGA, 2017). There is also a debate about deliberative pedagogy, the school environment, deliberative theory, and the relationship between communication and deliberation. The methodological path was observant participation held in five meetings, in a class of 1st grade of High School from a state public school in Belém. As a result, it was found that the dynamics provided both dialogic and reflective moments, as well as the learning of deliberative principles. This work is built on the interface between communication, deliberation, and education, and brings contributions to these fields, to the legacy of the “Compartilha” project, and the debate on deliberative pedagogy, by raising the relevance of expressive and tentative communication as pre-structuring of the deliberative capacities' construction.
Palavras-chave: Comunicação
Interação
Deliberação
Pedagogia deliberativa
Escola pública
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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