Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS, Amanda Cristine Modesto-
dc.date.accessioned2020-10-27T17:59:57Z-
dc.date.available2020-10-27T17:59:57Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationBARROS, Amanda Cristine Modesto. Olhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPA. Orientadora: Ana Cláudia do Amaral Leão. 2020. 238 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12792. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12792-
dc.description.abstractThis research contemplates reflections on the profile of the egress of the Visual Arts Course, using the 2007 Curricular Pedagogical Proposal and the new 2019 curricular document, specific of the Degree in Visual Arts of the Faculty of Visual Arts /FAV of the Federal University of Pará /UFPA. The study considers the historical process of curriculum construction in the Arts course at UFPA, bringing together the most important milestones that influence the profile of art / education graduates, coupled with quantitative and qualitative in-kind data analysis to substantiate contextual information. of teaching in this graduation. To base these considerations some authors are invoked to validate the propositions of these studies, they are: SILVA (2011), ZABALA (2010), TARDIF (2002), BARBOSA (2012), PIMENTA (2002), among others. Based on these authors and based on my own experience as a graduate of the Visual Arts Degree at UFPA, reflections are conducted on themes that go through the process of initial formation of art / educators, so that we can understand how this birth and growing of the world occurs. teaching identity in the historical, political, social, ethical, philosophical and epistemological context of the Visual Arts course. It is observed the teaching and student involvement of this experience over the course of the course, with a view to identifying the sensitive nature of how these relationships constituted the concepts of teaching that currently guide the egress profile that the initial education aims at.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2020-10-27T17:59:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_OlharReEgresso.pdf: 21032591 bytes, checksum: 964e88401a952e6a6bce2c5c0b59352b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2020-10-27T17:59:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_OlharReEgresso.pdf: 21032591 bytes, checksum: 964e88401a952e6a6bce2c5c0b59352b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-27T17:59:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_OlharReEgresso.pdf: 21032591 bytes, checksum: 964e88401a952e6a6bce2c5c0b59352b (MD5) Previous issue date: 2020-02-20en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArte educação-Parápt_BR
dc.subjectArte-estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte-Docênciapt_BR
dc.titleOlhar [Re] Egresso: diálogos entre as propostas curriculares e à docência em Artes Visuais na UFPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Cláudia do Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3091200390689592pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4551271947287787pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa contempla reflexões sobre o perfil do egresso do curso de Artes Visuais, utilizando-se do Projeto Político Pedagógico de 2007 e do novo documento curricular de 2019, específico da Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais/FAV da Universidade Federal do Pará/UFPA. O estudo considera o processo histórico de construção do currículo no curso de Licenciatura em Artes na UFPA, reunindo os marcos mais importantes que influenciam no perfil de egressos da arte/educação, atrelados a análises de dados em espécie quantitativa e qualitativa para fundamentar as informações referentes ao contexto da docência nesta graduação. Para o embasamento destas considerações são evocados alguns autores para validar as proposições destes estudos, são eles: SILVA (2011), ZABALA (2010), TARDIF (2002), BARBOSA (2012), PIMENTA (2002), entre outros. A partir destes autores e com base em minha própria experiência como egressa da Licenciatura em Artes Visuais da UFPA, são conduzidas reflexões sobre temas que atravessam o processo de formação inicial dos arte/educadores, de maneira que possamos compreender como ocorre esse nascer e crescer da identidade docente no contexto histórico, político, social, ético, filosófico e epistemológico do curso de Artes Visuais. Observando o envolvimento docente e discente dessa experiência ao longo do tempo de existência do curso, com vistas para identificar a natureza sensível de como estas relações constituíram os conceitos de docência que atualmente orientam o perfil de egresso que a formação inicial almeja.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_OlharReEgresso.pdf20,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons