A re-ligação na licenciatura em matemática: uma visão a partir do estágio curricular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

LIMA, José Ivanildo de; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de. A re-ligação na licenciatura em matemática: uma visão a partir do estágio curricular . Margens, online, v. 7, n. 8, p. 51-68, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2747. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12812. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v7i8.2747
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado, defendida em março de 2008, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, cujo objeto de estudo é o estágio supervisionado na licenciatura em Matemática. Especificamente, tem o objetivo de descrever as possibilidades e limitações de constituição de práticas colaborativas no estágio curricular, motivadas por questões que dicotomizam a formação do futuro professor de matemática. Para tal, dispomos de entrevistas de três licenciandos e quatro professores de uma escola pública, para a obtenção dos dados aqui analisados. Os licenciandos faziam parte da disciplina Prática de Ensino/Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA. A discussão mostra que os saberes da ação pedagógica, quando mobilizados no estágio curricular, podem ajudar na superação do problema da dicotomização na/da Licenciatura em Matemática, facilitando o desenvolvimento de práticas colaborativas e produção de saberes docentes

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

LIMA, José Ivanildo de; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de. A re-ligação na licenciatura em matemática: uma visão a partir do estágio curricular . Margens, online, v. 7, n. 8, p. 51-68, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2747. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12812. Acesso em:.