Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12838
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSANTOS, Crisolita Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2020-11-17T14:18:57Z-
dc.date.available2020-11-17T14:18:57Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Crisolita Gonçalves dos. O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010). Margens, online, v. 8, n. 10, p. 249-266, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2738. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12838. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12838-
dc.description.abstractThis article aims to contextualize how the School Development Plan (PDE Escola) has materialized in the governments of FHC (1998-2002) and Lula (2003-2010), since after ten years, the PDE Escola remains defending the improvement speech in the quality of Brazilian education. The text is an excerpt of the dissertation entitled “The management of educational policy in Igarapé-Miri and the PDE Escola: the place of autonomy and quality of education.” This is a qualitative study that used the field research for its enforcement. With the main focus on the discussion of PDE Escola and its focus on quality of teaching, the text defines the quality of education as a proposal which is beyond the measurable, surpassing the view that this improvement could be only related to quantifiable data.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-30T14:18:26Z No. of bitstreams: 2 Artigo_PlanoDesenvolvimentoEscola.pdf: 474368 bytes, checksum: ddfc9aac12ce51c07c9e13a01bb7f7ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-11-17T14:18:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_PlanoDesenvolvimentoEscola.pdf: 474368 bytes, checksum: ddfc9aac12ce51c07c9e13a01bb7f7ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-17T14:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_PlanoDesenvolvimentoEscola.pdf: 474368 bytes, checksum: ddfc9aac12ce51c07c9e13a01bb7f7ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2014-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2738pt_BR
dc.subjectPDE Escolapt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectFUNDESCOLApt_BR
dc.subjecteducation qualityen
dc.titleO plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413323530425831pt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage249pt_BR
dcterms.citation.epage266pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v8i10.2738pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa contextualizar como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) se materializou nos governos FHC (1998-2002) e Lula (2003-2010), uma vez que passados mais de dez anos o PDE Escola continua presente na realidade da educação brasileira, ainda defendendo o discurso de melhoria na qualidade do ensino. O texto é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “A gestão da política educacional em Igarapé-Miri e o PDE Escola: o lugar da autonomia e da qualidade do ensino”. Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou a pesquisa de campo para sua efetivação. Tendo como principal enfoque de discussão o PDE Escola e seu foco na qualidade do ensino, o texto define a qualidade do ensino para além de uma proposta mensurável em educação, ultrapassando a concepção de que esta melhoria estaria somente relacionada a dados quantificáveis.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_PlanoDesenvolvimentoEscola.pdf463,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons