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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jan-2014
Autor(es): SILVA, Benedita das Graças Sardinha da
FORMIGOSA, Marcos Marques
Título: Do campo para o campus: trajetória da educação do campo no baixo Tocantins
Citar como: SILVA, Benedita das Graças Sardinha da; FORMIGOSA, Marcos Marques. Do campo para o campus: trajetória da educação do campo no baixo Tocantins. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 143-157, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2710. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12844. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo as políticas públicas para a educação do campo executadas na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Abaetetuba, com o objetivo de discutir como tais políticas públicas foram implementadas e qual o reflexo dessas no interior da instituição. No processo de pesquisa, escolheu uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de coleta de dados documentos oficiais que dispõem sobre as políticas públicas para a educação do campo no Brasil. Constatou-se, a partir da pesquisa, que essas iniciativas contribuíram para o fortalecimento dos grupos de pesquisa no campus; estreitou as relações entre a instituição e os movimentos sociais, bem como suscitou a preocupação da universidade na formação de professores para atuarem em escolas do campo.
Abstract: This article is about the study of public policy for rural education implemented at the Federal University of Pará/University Campus Abaetetuba, aiming to discuss how such policies were implemented and what the impact of these within the institution. In the research process, chose a qualitative approach, using as a methodology the literature, and as a source of data collection official documents that have public policy for rural education in Brazil. It was found from the study that these initiatives have contributed to the strengthening of research groups on campus; narrowed relations between the institution and the social movements, and raised the concern of university teacher training to work in schools field
Palavras-chave: Educação do campo
Políticas públicas
Pronera
Procampo
Education field
Public policies
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2710
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v8i10.2710
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